ÓLEO USADO RENDE PRÊMIOS

Publicado em: 13/05/2013 00:00

A Cemei Santa Rita de Cássia, pertencente à rede municipal de ensino de Bocaina, encerrou na tarde da última sexta-feira (10/05) a primeira etapa deste ano do programa Óleo Amigo, que recolhe óleo de fritura usado para venda a uma empresa da cidade que reutiliza o produto. Em pouco mais de dois meses, foram recolhidos 400 litros de óleo junto às mães das 255 crianças participantes do programa. Com o dinheiro arrecado com a venda do produto, foram adquiridos dois laptops, sorteados nesta sexta-feira pela direção da escola entre as crianças participantes.

Além da compra de brindes para sorteio entre as crianças, a venda do produto também é utilizada para a aquisição de materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. O óleo é vendido a R$ 1 o quilo, sendo que cada 200 litros do produto rendem a compra de um laptop. As garrafas pets utilizadas pelas mães para a entrega do óleo também são vendidas para reciclagem, revertendo na compra de materiais de uso diário na unidade.

O programa está sendo implantado em todas as escolas do município, fazendo parte do programa de educação ambiental desenvolvido pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura. “Temos verdadeira paixão por este programa, porque através dele é possível levar consciência ambiental ao mesmo tempo aos pais e às crianças atendidas em nossas escolas e mostrar que muitos produtos que acabamos descartando diariamente na natureza podem ser reaproveitados e render benefícios em vez de problemas”, afirma a chefe de Políticas Ambientais da Prefeitura de Bocaina, Deborah Cristina Granai.

Malefícios

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e solo, além de danificar o encanamento da residência.

Deborah Granai explica que o óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência de oxigênio para a água, o que impede a vida nestes sistemas.

Um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas apontam que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água.

“A poluição pelo óleo faz encarecer em até 45% o tratamento da água, além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico”, explica Deborah Granai.