PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO

Publicado em: 30/04/2013 00:00

A diretoria municipal de Educação da Prefeitura de Bocaina realizou na tarde desta segunda-feira (29), na EM Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, o evento de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Com a presença do prefeito José Carlos Soave, do vice-prefeito Leandro Aroni Sormani, diretores e professores das escolas municipais de ensino fundamental Maristela Martha Moreto e Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, foram apresentadas aos educadores as ações e metas do pacto, que este ano será voltado para a disciplina de Língua Portuguesa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e os municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. As ações apóiam-se em quatro eixos de atuação: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações, Gestão, Controle Social e Mobilização.

A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores consiste em curso presencial de 2 anos para os educadores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os cursos serão conduzidos por Orientadores de Estudo. Os orientadores são educadores da rede municipal de ensino que passaram por curso específico, com 200 horas de duração, ministrado por universidades públicas.

Em sua participação no evento, o prefeito Soave elogiou a grande presença de professores ao curso e destacou que a educação em Bocaina irá passar por um "choque de realidade" nos próximos anos. "Não teremos mais maquiagem ou propaganda enganosa na área da educação. Temos um longo trabalho pela frente para reverter a situação que temos hoje, em que, conforme testemunho dos próprios professores, alguns alunos estão chegando ao 5º ano do fundamental mal sabendo escrever o próprio nome", disse o prefeito.

Leitura na Escola

Na tarde desta terça-feira (30) os alunos das escolas municipais de educação infantil acompanharam no cine Jequitibá a exibição do filme João e Maria, no encerramento da segunda etapa do projeto Leitura na Escola, desenvolvido pela diretoria municipal de ensino. A história dos personagens foi trabalhada nas escolas durante todo o mês de abril, com atividades como leitura, reconto, atividades escritas, produção de cartazes e teatro de fantoches.

"As escolas municipais de educação infantil continuarão desenvolvendo esse projeto durante todo o ano letivo, com o objetivo de encantar, incentivar e desenvolver em nossas crianças o prazer pela leitura" conta a diretora da Cemei Santa Rita de Cássia, Andréia Ramos.

Funcionários da rede municipal, caracterizados como os personagens da história João e Maria divertiram as crianças presentes ao cine Jequitibá. Estavam presentes os alunos das Cemeis Santa Rita de Cássia, Conceição Oliveira Caria Affonso, EM Dalila da Silva Affonso e creche Arca de Noé, acompanhados por diretores, coordenadores, professores e monitores. O prefeito Soave e o vice prefeito Sormani acompanharam parte do evento.

O projeto Leitura na Escola continua nos meses de maio e junho, quando os alunos terão contato com as fábulas A Cigarra e a Formiga e O Leão e o Rato.