Na festa de São João Batista em Bocaina, fiéis católicos, em ato de fé, atravessarão descalços sobre o braseiro da fogueira de São João, montada em frente à igreja matriz da cidade, na noite do dia 23 para o dia 24 de junho, repetindo uma tradição de 121 anos.
Como ocorre todo ano, após a badalada dos sinos da igreja à meia-noite, os fiéis recebem a bênção do padre de Bocaina, fazem orações e cruzam, sem calçados, lentamente sobre o um tapete de brasas da fogueira, de três metros de comprimento e dois de largura, em demonstração de fé e até de pedido ou cumprimento de promessas, no dia de São João Batista, padroeiro do município de Bocaina. No ano passado 12 fiéis atravessaram o braseiro.
A fogueira acontece na tradicional festa de São João bocainense, cuja travessia de fiéis provavelmente seja única no país. E atrai anualmente cerca de 10 mil turistas e visitantes para acompanhar o evento, organizado pela Igreja Católica e a Prefeitura do município. Nos 121 anos de história, nunca foi registrado ausência de fiéis na travessia na fogueira.
Tradição
A passagem dos fiéis pela fogueira começou em 1891 na fazenda Santana, que deu origem a Bocaina o arraiá de São João da Bocaina - e até o final dos anos 40 era realizada na zona rural do município.
Este ano, a Prefeitura preparou um esquema especial para receber os turistas no dia 23. Barracas na entrada da cidade orientarão os visitantes. A cidade praticamente dobra de população neste dia. Bocaina possui 11.075 habitantes.
No dia 23, na praça da matriz haverá telões para que os turistas possam ver a passagem dos fiéis pela fogueira e shows musicais.