Professores municipais tiveram curso de capacitação para implantação do Projeto Mente Inovadora nas escolas em Bocaina

Publicado em: 27/03/2012 00:00

“Inteligência se aprende. Seu filho vai viver em uma sociedade que valoriza as pessoas inteligentes”.

Este é o foco principal do projeto Mente Inovadora, que a Diretoria Municipal Educação de Bocaina, implantará nas escolas municipais do Ensino Fundamental “Deputado Leônidas Pacheco Ferreira” e a “Maristela Marta Moreto”.

Para isso, os 42 professores municipais da rede tiveram nos dias 14 a 16 de março, oito horas de curso, por dia, de capacitação profissional, ministrado pela gestora pedagógica do Projeto Mente Inovadora, Juliana Cavinato Schiavon, de Bauru. O curso está sendo na escola ‘Deputado’, apoiado por três técnicos do projeto. Foram feitas várias oficinas de aprendizado.

O que é?

“O projeto Mente Inovadora é um projeto pedagógico que utiliza jogos infantis de tabuleiro de raciocínio para desenvolvimento de habilidades nos alunos emocionais, éticas, cognitivas e sociais”, explica Schiavon.

Segundo ela, “os jogos são ferramentas que atraem os alunos, proporcionando a eles expor dificuldades, emoções, por exemplo, e com isso, melhorar a percepção entre o professor e o aluno do aprendizado”.

Como funciona?

Com os jogos, os alunos apreendem a perder a ganhar, aprendem a lidar com a vitória e a frustração, acrescenta a pedagoga.

Aprendem a lidar com questões éticas, como pensar no bem comum, cooperar e respeitar a diferença entre as pessoas.

Outro aspecto é o cognitivo, continua ela, onde os alunos desenvolvem com os jogos o raciocínio lógico e aprendem estratégias. E por fim o social, jogo em que aprendem a respeitar as pessoas.

Resultado

De acordo com Schiavon, o projeto Mente Inovadora tem mostrado resultados muito positivos onde foi implantado.

“Os alunos melhoram seu desempenho em matemática, em linguagem e em ciência da natureza”, garante ela.

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Bocaina terão durante o ano uma aula por semana do Projeto Mente Inovadora. A equipe pedagógica do projeto dará uma vez por mês assistência aos professores.

Positivo

A professora da escola municipal ‘Maristela Marta Moreto’ Luciana Regina Tirollo, que participou do curso de capacitação disse ter gostado muito do novo aprendizado e adianta que será de grande utilizada para lidar com os seus alunos.

“É muito interessante esse projeto. Acredito que poderemos desenvolver essa técnica pedagógica e ajudar os alunos a avançar no aprendizado e desenvolvimento da inteligência”, resume Luciana Tirollo.
Na região, os municípios de Dois Córregos e Bariri também estão adotando o Mente Inovadora.