Na tradicional Festa de João Batista em Bocaina, na noite do dia 23, fiéis católicos atravessarão descalços sobre o braseiro da fogueira de São João, em frente à igreja matriz de São João Batista, repetindo uma tradição de começou em 1891, ou há 119 anos.
Após a badalada do sino da igreja à meia-noite, eles recebem bênção do padre Zacheu, fazem orações e pedidos e cruzam andando lentamente sobre a fogueira, de dois metros de comprimento e dois de largura, em demonstração de fé, no dia do santo católico, padroeiro de Bocaina.
A fogueira acontece na tradicional festa de São João do Interior paulista, cuja travessia de fiéis provavelmente seja única no país. E atrai anualmente cerca de 10 mil visitantes para acompanhar o evento, organizado por uma comissão da Igreja Católica e da Prefeitura de Bocaina.
Em 2010, 13 pessoas atravessaram a fogueira de São João. Cinco delas tiveram queimadas e foram levadas de ambulância da prefeitura para a Santa Casa de Misericórdia de Bocaina.
Este ano, a expectativa continua sendo a de que muitos fiéis atravessem a fogueira. Nunca, em 120 anos, deixou-se de passar sobre o braseiro.