Prefeitura de Bocaina e ONG Rio Vivo realizam 3ª Expedição de monitoramento no Rio Jacaré-Pepira

Publicado em: 28/04/2011 00:00

A Prefeitura de Bocaina e a ONG Rio Vivo, em parceria com as prefeituras de Brotas, Ibitinga, e a Fatec, de Jaú, iniciarão neste sábado, dia 30 de abril, a 1ª fase da 3ª Expedição de monitoramento da qualidade da água do rio Jacaré-Pepira, no trecho entre Brotas e Dourado.

A saída da expedição acontecerá às 7h30 de frente ao Tavolaro, em Brotas, com previsão de término às 16 horas na ponte do Maluf, em Dourado. O Jacaré-Pepira possui 174 quilômetros, desde sua nascente no município de São Pedro, passando por Brotas, Dourado, Bocaina e desembocando no Tietê, em Ibitinga.

De acordo com a diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bocaina, estão envolvidos na 3ª Expedição 25 técnicos, distribuídos em nove barcos, que percorrerão o trecho do rio e farão coleta da água em sonda multiparâmetro, além de realizar revisão de pontos mapeados por GPS de regeneração de mata ciliar do Jacaré-Pepira e colher dados para estudo da fauna e da flora.

A sonda medirá parâmetros de oxigênio dissolvido, PH, condutividade, turbidez, temperatura e sólidos totais dissolvidos.

Bela paisagem

A segunda etapa da expedição ocorrerá no dia 13 de maio, sexta-feira, com saída às 7h30 da ponte do Maluf, em Dourado, até Bocaina, na fazenda Barraca, onde foi lançado em 2009 o Pacto das Águas pelo Governo do Estado e cuja beleza da paisagem rendeu elogios do então governador José Serra. O evento comemora também os 120 anos de Bocaina.

A chegada desta fase está prevista para às 14 horas, onde os participantes da expedição farão no local uma pequena Oficina com balanço e discussão do trabalho realizado.

Eles farão pernoite na fazenda e seguirão no sábado, dia 14 de maio, também às 7h30 em direção à terceira fase e último trecho do Jacaré-Pepira, até o encontro com as águas do rio Tietê, no município de Ibitinga.

Os pesquisadores já marcaram novas oficinas de balanço da expedição:

Dia 10 de junho – em Bocaina

Dia 11 de agosto – em Brotas

Dia 24 de novembro – um Seminário na FATEC-Jaú, com apresentação e exposição dos trabalhos realizados.