Bocaina comemora Dia do Trabalho com música itinerante, vinho, bolo café e alegria na madrugada

Publicado em: 28/04/2011 00:00

O 1o de Maio – Dia do Trabalho - é comemorado com música, comida, vinho e muita alegria em Bocaina.

Colonizada por imigrantes italianos, a cidade acordará no domingo, às 5 horas da manhã, com rojões, para anunciar a chamada “Alvorada”, tradição italiana que se repete a 123 anos no município, antes de sua emancipação político-administrativa, quando ainda pertencia a comarca de Jaú.

Os músicos da centenária Banda “Carlos Gomes”, vestidos de calça e boina pretas e camisa branca, se reunirão em frente à Câmara Municipal, ainda na madrugada ainda escura, este ano, com a novidade: sairão tocando músicas e marchas italianas para comemorar o Dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, em um ‘trenzinho’ réplica do trem ‘Maria Fumaça’, percorrendo os bairros de Bocaina.

Haverá apenas três paradas: a primeira em uma residência, às 6 horas, no bairro Vasco Marques, onde será servido vinho, bolo, café, frios e até cerveja e muita alegria.

Depois os músicos seguem tocando pelos bairros no trenzinho, fazendo a segunda parada às 7h30 na casa do prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto, onde também haverá café da manhã, vinho, frios, refrigerante e sucos pelo sétimo ano consecutivo.

A Banda Carlos Gomes tocará, depois, às 8h10 no coreto da praça da Matriz – em reforma -  na saída dos fiéis da missa católica (das 7 horas) da igreja de São João Batista, no centro da cidade.

Após a apresentação no coreto, a banda segue de ‘Maria Fumaça” para os bairros rurais do Pedro Alexandrino e Jardim São Pedro (CDHU). Às 9h30 voltam para percorrer os bairros altos da cidade, terminando as músicas por volta das 10 horas no centro da cidade.

História

A Banda musical “Carlos Gomes” teve início em 1888 - quando Bocaina ainda era a Fazenda Santana, área pertencente a Jaú -; foi formada por imigrantes italianos. A primeira apresentação oficial e pública da banda foi em 23 de junho de 1890, na festa de São João, sob a regência de Arthur Perondi. Em 1891, o vilarejo passou a ser município: São João da Bocaina.

Em 1908 a banda teve mudança de nome para corporação musical “ Príncipe Piemonte”. Em seguida, mudou novamente para “Gomes Verdi”, sob a regência do maestro Francisco Gioiosia.

Em 1927, assume a banda o maestro Túlio Ghiselli voltando à denominação de origem para “ Carlos Gomes”.

Tradição

Desde 1952 na Banda Carlos Gomes, Elias Pereira, 75 anos,e Dirceu Pizzo, 73 anos, participam da Alvorada. Eles dizem que essa tradição – de sair para tocar no dia 1o de maio - não pode acabar, porque faz parte da cultura e da história do povo da cidade. A banda já teve 35 integrantes nos anos 50 e 60.

Hoje a banda só tem dois integrantes daquela época. Por isso, na Alvorada, a banda é reforçada pelos jovens músicos da Banda Marcial Municipal de Bocaina.

Imigrantes

A “Alvorada” é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho.

Teve início em 1888, na Fazenda Santana, 3 anos antes da vila São João Batista transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos faziam a festa na fazenda Santana com músicas, comida e vinho.