Prefeitura de Bocaina termina recape do Victório Marangoni, do Jd. S.José e de ruas do centro.

Publicado em: 26/01/2011 00:00

O tempo, sem chuva nos últimos quatro dias, está ajudando e impulsionando a retomada, a todo vapor, de obras da Prefeitura de Bocaina, já licitadas desde novembro do ano passado, com recursos dos governos do Estado e do Federal de 2010, que não haviam sido executadas por causa das chuvas do período.

O recapeamento de todo o bairro Victório Marangoni - de mais de 20 anos, construído pela CDHU e localizado nos altos da cidade – terminou hoje. E contemplou as ruas Dr. Osório Ferreira Dias, José Frari, Braz Megale, Antonia L.S. Peloso, Luiz Moreschi, Pedro José Sposti, Iracema Piffer, Miguel Bacarin, beneficiando cerca de 200 famílias.

O investimento da obra foi de R$ 250 mil do Ministério do Turismo, liberado por emenda parlamentar do deputado federal José Paulo Tóffano (PV) de 2010 e contrapartida da prefeitura de R$ 3.669,47.

Recape Jd. S. José e ruas do centro

O recapeamento do Jardim São José – ruas José Pegoraro, José Malavolta e Victorio Cezare – e de ruas do centro - Tiradentes, entre as ruas Aquilino e 13 de Maio; Valadão e Virgilio de Carvalho, também entre Aquilino e 13 de Maio; e Dr. Alfredo da Costa Cardoso, entre as ruas José Pereira e Pref. José G. de Oliveira Neto - também foi concluído hoje.

O investimento total dessa obra foi de R$ 102 mil, liberado no ano passado pelo Ministério das Cidades. A contrapartida do município foi de R$ 7,4 mil.

Recurso emergencial

“Os recapeamentos de diversos bairros e ruas que estamos fazendo agora estão garantidos desde 2010, com recursos dos governos estaduais e federais, e foram liberados antes das fortes chuvas que causaram enormes prejuízos a nossa cidade, atingindo também ruas da zona urbana”, explica o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV).

“Novos recursos para reparo dos estragos das chuvas em outras ruas da cidade nos últimos 45 dias já pedimos ao Governo do Estado”, acrescenta.

O prefeito lembra que, no levantamento de avaliação de Danos e Riscos (Ava Dan), elaborados pela Defesa Civil do município, o prejuízo total causado pelas fortes e intensas chuvas de dezembro até 16 deste mês foi de cerca de R$ 1.973.516,00.

E incluiu recapeamento asfáltico de 12 mil metros quadrados de ruas, prejudicados pela abertura de buracos, orçado em R$ 200 mil, já pedidos pelo próprio prefeito na última quinta-feira à Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado. O pedido de recursos para o restante dos estragos das chuvas- em pontes e galerias de águas pluviais – foi entregue à Defesa Civil do Estado (Casa Militar).

O município declarou-se em estado de emergência e o encaminhou à Defesa Civil do Estado.