Escultor de plantas amplia com Elvis Presley “Jardim da Fama” em Bocaina.

Publicado em: 17/08/2010 00:00

O jardineiro Guica criou em plantas o rosto do cantor norte-americano, em homenagem póstuma aos 33 anos de sua morte, no jardim da praça Santa Luzia, do município, dando configurações através de podas e cortes especiais, técnica conhecida como topiaria.
O “Jardim da Fama”, na praça Santa Luzia, em Bocaina, ganha na segunda-feira mais uma pequena escultura em plantas, técnica denominada, topiaria, na data que marca os 33 anos da morte do cantor norte-americano Elvis Aaron Presley aos 42 anos em Memphis, nos EUA.
Fã. Mais do que fã, fascinado por Elvis, o jardineiro municipal Antonio “Guica” de Souza Júnior, “escultor de plantas”, resolveu render uma homenagem ao cantor “rei do rock” nesta data,esculpindo em plantas seu rosto no jardim da praça.
“Elvis, o rei do rock, foi um cantor excepcional. Continuo gostando muito dele e por isso, resolvi fazer uma escultura em plantas de seu rosto”, explica Guica, cuja figura em plantas lê-se “rei do rock, Elvis não morreu”. A escultura ainda não está completa, diante da temporada de seca, acrescenta ele.
Ayrton Senna e Pelé
Desenhos em plantas de rostos dos cantores Roberto Carlos e Daniel, de Nossa Senhora Aparecida, configurações de dinossauros, da bandeira nacional, em homenagem à Seleção Brasileira, de representação de dois aviões e as duas torres gêmeas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque nos EUA, e muitos jardins floridos são as obras do jardineiro, o “escultor de plantas” Guica na praça Santa Luzia, em Bocaina.
Guica continua construindo o que chama de “Jardim da Fama”, versão brasileira da “Calçada da Fama de Hollywood”, um sonho seu.
Suas próximas produções em plantas, revela ele, devem ser os rostos de Ayrton Senna e de Pelé.
Nas mãos calejadas do jardineiro Guica, de 58 anos, as tesouras e máquinas dão asas à criatividade na arte de adornar plantas dando configurações por meio de podas e cortes especiais, conhecida como topiaria.
O “Mão de Tesoura” bocainense é um trabalhador da Prefeitura do município há 10 anos e iniciou seu trabalho de topiaria em 2000. autodidata e ex-sapateiro, Guica dá às plantas como pingo-de-ouro contornos belos a temas até religiosos, como a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Autógrafo do Rei Roberto
Desde então, esculpiu dois cantores: Roberto Carlos e Daniel, seus dois favoritos. Aliás, o sertanejo Daniel esteve no dia 25 de agosto de 2005 em Bocaina visitando a praça Santa Luzia, com seu rosto desenhado em plantas.
Guica também exibe com orgulho um autógrafo recebido de Roberto Carlos, após ele ter mandado fotos de sua obra ao cantor.
“Escrevi e mandei fotos de sua escultura ao rei Roberto e ele me respondeu a carta com autógrafo”, diz Guica, demonstrando orgulho.
Ele adianta que planejou fazer em seus próximos trabalhos os rostos de Xuxa, Ayrton Senna, Pelé e Elvis Presley.
Guica faz suas esculturas em plantas com base em fotografias. Depois de deixar de ser sapateiro, ele foi trabalhar na prefeitura.
“Minha vida é cuidar de plantas, de flores. Não sei viver sem isso”, afirma o jardineiro, que antes, chegou a trabalhar no cemitério da cidade, dando cores vivas aos túmulos.
Ele cuida do jardim da praça Santa Luzia todos os dias, de segunda a segunda.
Atentados terroristas
Ele esculpiu em plantas o retrato do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, nos EUA. As duas torres gêmeas, dois aviõezinhos ao lado, com a bandeira dos Estados Unidos, data e horário dos atentados.
“Esse trabalho é para alertar as pessoas da maldade cometida naquele fato, que mudou o mundo”, explica Guica. O trabalho demorou três meses para ficar pronto.
Um dos seus trabalhos favoritos é a escultura de Nossa Senhora Aparecida.
“É minha santa. Ela ajuda a proteger nosso jardim”, acrescenta.
A escultura de três dinossauros – denominado “Parquinho dos Dinossauros”, ao lado de brinquedos na praça – mostra diversidade do tema de seu trabalho.
A primeira obra realizada em 200 foi a Bandeira do Brasil. Depois foi alterando com esculpidos de acontecimentos, como o pentacampeonato da seleção brasileira. Confiante e torcedor, Guica colocou a palavra “Hexa” embaixo da bandeira de planta, mas o Brasil foi desclassificado na Copa do Mundo deste ano.
Rádio Jovem Guarda
Aos domingos à tarde, Guica faz um programa na Rádio Popular FM de Bocaina (104,9 Mhz) chamado “Saudade não tem idade”. Suas músicas favoritas – todas tocadas em disco vinil - são as de Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Jerry Adriane, Vips e também Daniel.
Criado entre nove irmãos – seu pai foi o coveiro do cemitério do município – Guica, entre 1966 e 1980, quando tinha uma sapataria, colocava apelidos em todos os jovens e mantinha coleções de gibis no local de trabalho para atrair freguesia.
Disse que continuará seu trabalho de “escultor de plantas” e jardineiro, mas recusa-se a aceitar trabalho em residências particulares.
“Gosto que todos vejam o meu trabalho. Em casas particulares pouca gente pode usufruir minhas criações”, termina ele.