Prefeitura adquire triturador de galhos e produz adubo orgânico em Bocaina.

Publicado em: 17/08/2010 00:00

A Prefeitura de Bocaina adquiriu um triturador de galhos, cujo objetivo é - além da redução do volume obtido com as podas de galhos das árvores para melhor aproveitamento de valas do aterro sanitário - transformar o resultado do trabalho em adubo orgânico para colocação e plantio em áreas verdes municipais da cidade.
O triturador de galhos, acompanhado de um caminhão e quatro funcionários da Diretoria Municipal do Meio Ambiente, já está percorrendo as ruas da cidade as quintas e sextas-feiras para execução do trabalho.
Essa mesma equipe – denominada “Verde” – trabalha de segundas as quarta-feiras na poda de árvores.
O resultado do triturador de galhos já e visível. Os resíduos produzidos por ele estão sendo colocados na área que será transformada no Eco Parque do Trabalhador, obra em execução pela Prefeitura. Neste local está sendo misturado e enterrado para servir de adubo orgânico para o bosque temático municipal que será erguido na perimetral da rua José Sanches, ligando os bairros S.Judas, Nova Bocaina 1, 2, Xerxes Bartelotti e Jardim Planalto.
Com o triturador de galhos, a Prefeitura – que realizava 5 viagens diárias para levar o galhos recolhidos para as valas do aterro sanitário – passou a fazer apenas 1.
“O triturador ajudará muito na redução do volume obtido com as podas. E, mais importante, vamos transformar essas sobras em adubo orgânico para nossas áreas públicas”, explica o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto, do Partido Verde.
Bocaina ganhou, por dois anos consecutivos – 2008 e 2009- o selo Município Verde e Azul pela política da atual administração em ações práticas de preservação do Meio Ambiente.