Bocaina promove palestras, plantio de mudas e atividades ecológicas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Publicado em: 31/05/2010 00:00

A Prefeitura de Bocaina, pelo sexto ano consecutivo, comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – dia 5 de junho – com diversas atividades com a participação de alunos da rede estadual e municipal do município.
Amanhã, às 7h30 horas, a Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (DAMA) ministra palestra sobre o tema “Bocaina, Selo Município Verde Azul” para os alunos do terceiro ano colegial da escola estadual “Capitão Henrique Montenegro”.
De acordo com o diretor da DAMA, Plínio Marques, a palestra
versará sobre as diretrizes da conquista do Selo Município Verde Azul para Bocaina.
Em seguida, os alunos irão a campo conhecer os programas ecológicos implantados pela administração.
Irão realizar um tour pela cidade, vivenciar o programa de arborização urbana, visitar o viveiro municipal de mudas – hoje com 10 mil mudas de árvores nativas, urbana e ornamentais - a área de recuperação de mata ciliar às margens do Córrego do Himalaia, os PEVs municipais – Ponto deEntrega Voluntária – de resídios de couro e pneus – conhecer a construção ecológica da escola municipal Maristela Marta Moretto, calçada ecológicae programa Óleo Amigo e, por fim, conhecer a usina municipal de reciclagem de lixo.
Formadores ambientais
À noite, às 19 horas, haverá nova palestra do Programa de Formação em Educação Ambiental, na escola municipal Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, direcionada para os professores da rede municipal de Ensino e também aberta à população.
Ministrada por Luciana Cassini, bióloga da ONG Vidagua, a palestra tem por objetivo explicar o programa, a importância e objetivo dos coletivos educadores na região, além de discutir os problemas e levantar os interessados em se capacitar como educadores ambientais.
Segundo Cassini, o Programa de Formação de Educadores Ambientais é um projeto financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), através do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, que tem como responsável o Saemja (Serviço de Água e Esgoto do Município de Jaú) e diversas instituições envolvidas, buscando novas parcerias, com o objetivo de promover a formação de educadores ambientais com conhecimentos sobre bacias hidrográficas, qualidade ambiental e as relações entre meio ambiente, sociedade e desenvolvimento econômico, para atuarem como multiplicadores em sua área de abrangência.
Replantio de mudas
A DAMA faz ainda no sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação dos alunos do projeto Escola da Família da escola estadual “Capitão”, replantio de 40 mudas de árvores em área de recuperação ambiental, às margens do Córrego da Bocaina, ao lado da Chácara Vila Nova. Neste local, no ano passado, a Prefeitura plantou 365 mudas de nativas.