A Saúde do município também cumpriu 99% das metas de atendimento à saúde da criança, da mulher e do idoso, fixadas pela Delegacia Regional de Saúde.
O índice de mortalidade infantil em Bocaina foi zero em 2009, abaixo de 21,43 em 2002; 25,00 em 2003 e 12,58 em 2004, anos da gestão política passada da Prefeitura. Em 2008 foi de apenas 6,06, por causa de uma morte, de acordo com o relatório Gestão 2009 da Diretoria Municipal de Saúde (DMS), encaminhado à Delegacia Regional de Saúde (DRS), em Bauru.
O índice de mortalidade é calculado sobre cada 1 mil crianças que nascem no município. Em Bocaina nascem em média, 130 crianças por ano, dados da DMS. A populaçao hoje é de 11.099, segundo dados do IBGE/2010.
Um dos vários motivos apontados também da redução da mortalidade infantil foi a implantação em 2005 dos Programas da Saúde da Família (PSFs), que abrangem hoje 63% das residências do município, com atendimento domiciliar das famílias. O terceiro PSFs deve chegar ainda este ano.
Outros fatores para queda foram o aumento do fornecimento gratuito de medicamentos e a contratação desde 2005 de médicos especialistas nas Unidades de Saúde de Bocaina.
A Prefeitura distribui 37 itens de medicamentos (Dose Certa) do Governo do Estado. Mas complementa com mais 100 itens de medicamentos, com recursos próprios.
Saúde 10
A Saúde municipal atingiu 99% das metas estabelecidas pela DRS
No atendimento Mulher, os postos de saúde da Prefeitura atingiram 93% de consultas pré-natais, superando a meta de 85%.
Na chamada investigação de óbitos de mulheres em idade fértil, a meta era 75%. O município cumpriu 100%.
Foram realizados no ano passado 291 exames de mamografias no centro municipal de Saúde Dr. Hélio Inforzato, atingindo também onúmero da fixado pela Saúde estadual.
Foram feitos 1.200 ultrassonografias (pélvico, abdômen, entre outras partes do corpo), resultando em 100% de meta atingida.
No grupo de gestantes, que tiveram reuniões mensais, com acompanhamento de psicologia e equipe médica, e receberam gratuitamente enxovais, a meta também foi 100%.
A exceção que impediu de atingir-se 100% das metas - ficou por conta da cobertura de exame de papanicolau, meta fixada em 0,30 e sendo realizada 0,23.
Saúde da Criança
Os indicadores da saúde da criança também tiveram metas atingidas.
A meta de redução da mortalidade até os 40 dias de vida (neonatal) de 5% caiu para 0%, número significativo.
A de redução do índice de mortalidade infantil principalmente no primeiro ano de vida, prevista de 5% foi de 6,06%, portanto, acima do objetivo. Outro indicador positivo foi o relativo à avaliação da carteira de vacinação, totalmente cumprida em 100%. E também da garantia do acesso do exame do pezinho, com coleta de 100% das crianças recém-nascidas.
Saúde do Adulto
Os indicadores da saúde do adulto também são positivos.
A meta de internação por AVC da população abaixo dos 40 anos foi superada em 2009, caindo assustadoramente de 28,54 para 9,62. Ade internação por diabetes mellitus, fixada em 9,7 reduziu-se para 4.06, resultado da ações da saúde municipal como entrega de medicamentos, orientações e trabalho das equipes dos dois Programas da Saúde da Família (PSF).
Saúde Mental
A Prefeitura contratou um médico psiquiatra para o atendimento ambulatorial para pacientes com problemas mentais e dependentes químicos, álcool, drogas e casos de depressão, que teve também o trabalho de uma assistente social, cumprindo meta estabelecida. A equipe multidisciplinar (médica, enfermeira, assistente social e psicóloga) trabalha com esses pacientes, com reuniões semanais no Posto de Atendimento à Saúde (PAS), no bairro José Tonon.
Saúde do Adolescente
A Diretoria de Saúde do município também tem programa direcionado ao adolescentes. Palestras sobre métodos contraceptivos e gravidez na adolescência, feitas pelos PSFs.
As ações passam por distribuição de contraceptivos, preservativos e DIU, visando diminuir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, por palestras no CRAS Centro de Referência de Assistência Social e campanhas educativas na rádio comunitária local.
Centro Odontológico Municipal
O Centro Odontológico Municipal (COM), criado pela atual administração ainda em 2007, atende gratuitamente crianças, gestantes, adultos,das 7 às 19 horas, em prédio próprio.Em 2009 foram realizados 5.907 consultas odontológicas no COM, que trabalha com uma equipe de três cirurgiões dentistas e auxiliares odontológicas.
A equipe do COM realiza campanhas semestrais de prevenção bucal.
E distribui 2.000 kits de escovação (fio dental, pasta e escova) a todos os alunos da rede municipal de Ensino de Bocaina. Também faz, em média, 15 próteses dentárias.