Professores do Ensino Infantil de Bocaina tem curso de capacitação do grupo Educacional Positivo.

Professores do Ensino Infantil de Bocaina tem curso de capacitação do grupo Educacional Positivo.


Publicado em: 05/05/2010 00:00

Whatsapp

 

         
Os professores de Ensino Infantil municipal de Bocaina tiveram hoje curso de capacitação profissional – cujo tema foi leitura de imagem - ministrado pela professora Angela Cordi, da área de conhecimento de Educação Infantil do Sistema Aprende Brasil, do grupo Educacional Positivo, de Curitiba.            
Foram capacitados 40 professores das Emeis Santa Rita de Cássia e escola Conceição Caria Afonso. A Prefeitura de Bocaina adota desde janeiro de 2005 o Sistema Apostilado Aprende Brasil, do Positivo. Um grupo de 10 professoras, também de Ensino Infantil, de Itajú, participou do curso pela manhã em Bocaina. A prefeitura itajuense também adotou o mesmo sistema apostilado.            
Cordi explica que o sistema Positivo de Ensino promove anualmente capacitação de professores das escolas conveniadas com a empresa.           
“Estamos dando subsídio para formação dos professores, do trabalho deles com o material didático do Aprende Brasil. Esses cursos que fazemos sempre são atualizados. Trazemos muitas novidades de pesquisas que fazemos ”, diz Cordi.“Trabalhamos para enriquecer a imagem da criança para enriquecer o fazer da criança”,explica a professora Cordi.           
O curso de capacitação profissional dado pela professora Cordi para os docentes teve como tema “enriquecendo o olhar da criança, enriquecendo o fazer da criança, a leitura da imagem na Educação Infantil”.           
“Notamos que as crianças ficam encantadas com as imagens do nosso material didático, que as crianças ganham um repertório grande de imagens e palavras, estórias, com as apostilas”, explica Cordi.           
Hoje, acrescenta ela, “o mundo é cada vez mais imaginático. Ensinamos os professores a ensinarem as crianças a retirem a informação das imagens para transformá-las em conhecimento do mundo e de si próprias”.           
Exemplo, uma fotografia de uma ave, de um uirapuru; com a fotografia ela conhece e distingui essa ave das aves de sua região.               
Identidade e autonomia começam no Ensino Infantil, garante a professora          
As crianças na idade do Ensino Infantil, argumenta a professora, vivem a fase da identidade e autonomia, isto é, “aprendendo a ser, aprendendo a conviver com o outro”. Exemplo: a partir de vários retratos de artistas famosos, com de Tarcila do Amaral do material didático Positivo, a criança aprende que se pode representar o mundo e ela própria, através do auto-retrato, e do desenho. As crianças desenham elas mesmos, e por meio dessas imagem as crianças transformam-se, o que ajuda se auto-reconhecerem.           
“A idéia é enriquecer o olhar da criança para enriquecer o fazer da criança. É preciso criar um repertório imagético maior na educação do Ensino Infantil”, conclui Angela Cordi.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25