É a chamada de Alvorada, com a Banda Carlos Gomes que sai às 6 horas da madrugada nas ruas da cidade tocando música e sendo recebida pelos moradores em suas residências com festa.
O 1o de Maio Dia do Trabalho - é comemorado com música e alegria em Bocaina (
Colonizada por imigrantes italianos, Bocaina acordará no sábado, novamente, às 6 horas da manhã, com rojões, para anunciar a chamada Alvorada, tradição que se repete há 122 anos.
Músicos da centenária Banda Carlos Gomes reúnem-se em frente à praça da matriz e saem pelas ruas do centro da cidade tocando marchas e músicas italianas para comemorar o Dia do Trabalho.
Os músicos são recebidos pelas famílias nas residências com vinho, bolo, café e até cerveja e muita alegria.
História
A Banda musical Carlos Gomes teve início em 1888 - quando Bocaina ainda era a Fazenda Santana, área pertencente a Jaú -; foi formada por imigrantes italianos. A primeira apresentação oficial e pública da banda foi em 23 de junho de 1890, na festa de São João, sob a regência de Arthur Perondi. Em 1891, o vilarejo passou a ser município: São João da Bocaina.
Em
Em 1927, assume a banda o maestro Túlio Ghiselli voltando a denominação de origem para Carlos Gomes.
Tradição
Desde 1952 na Banda Carlos Gomes, Elias Pereira, 75 anos,e Dirceu Pizzo, 73 anos, participam da Alvorada. Eles dizem que essa tradição de sair para tocar no dia 1o de maio - não pode acabar, porque faz parte da cultura e da história do povo da cidade. A banda já teve 35 integrantes nos anos 50 e 60.
Hoje a banda só tem dois integrantes daquela época. Por isso, na Alvorada, a banda é reforçada pelos jovens músicos da Banda Marcial municipal.
Imigrantes
A Alvorada é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho.
Teve início em 1888, na Fazenda Santana, 3 anos antes da vila São João Batista transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos faziam a festa na fazenda Santana com músicas, comida e vinho.
A Alvorada é uma grande tradição
Bocaina - Município localizado no centro geográfico do Estado de São Paulo, a
Bocaina possui 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1927, na igreja matriz de São João Batista, que foram restauradas nos últimos dois anos por iniciativa do prefeito Kiko Danieletto.
Tem a tradicional Festa da Fogueira de São João Batista (padroeiro do município), onde fiéis atravessam o braseiro da fogueira descalços na passagem do dia 23 para de junho.
Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900. O município é banhado pelas águas serenas do Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado.