Mesmo com tempo ruim, 90 crianças participaram do 6º Passeio Ecológico.

Publicado em: 21/09/2009 00:00

Cerca de 90 crianças da rede municipal de Ensino realizaram na manhã de hoje o 6º Passeio Ecológico de Bocaina, promovido pelas Diretorias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (DJEL), de Meio Ambiente, de Saúde da Prefeitura local.
 Mesmo com chuva durante toda a noite, queda de temperatura e ameaça de garoa pela manhã, as crianças participaram entusiasticamente do evento, que foi considerado bom, de acordo com vice-prefeito de Bocaina, Marco Antonio Giro, o Pipoca.
“Foi bom e também divertido para as crianças. Além disso, elas puderam conhecer de perto a natureza e ter orientações sobre Meio Ambiente. O que atrapalhou e reduziu muito o número de participantes foi a chuva da noite e tempo ruim pela manhã” , explicou Pipoca, cuja expectativa era reunir 350 crianças.
O 6º Passeio Ecológico saiu às 9 horas de frente à Biblioteca municipal, no centro da cidade, em direção ao horto florestal da Fazenda Bananal, em Bocaina, de propriedade do grupo agropecuário Atalla, percorrendo cerca de cinco quilômetros, a maioria deles em estrada de terra. Passeio acompanhado de toda a equipe de profissionais da DJEL.
Foram feitos quatro paradas durante o trajeto para as crianças descansarem e tomarem água. Elas ganharam também bonés.
Uma ambulância da Prefeitura acompanhou o passeio. A volta foi feita por ônibus da prefeitura. O evento contou com apoio da Caixa Econômica Federal e da Sabesp.
Plantio e orientação ambiental
O dono da Fazenda Bananal, Wolney Atalla, recebeu as crianças no horto florestal, onde há plantação de 3 mil mudas de pau-brasil, a maior do município.
O engenheiro agrônomo Omar Di Dio Júnior, do Instituto Florestal- Estação Experimental de Mogi Guaçú, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, fez uma palestra de 15 minutos para as crianças sobre as espécies de árvores e a necessidade de preservação do Meio Ambiente.
No local, foi feito um plantio simbólico, de quatro mudas de ipê, cabriúva, uva-japonesa e jangada-brava.
Nos últimos quatro anos e meio a Prefeitura já realizou diversas atividades educativas e de preservação do Meio Ambiente com crianças e jovens: foram passeios ciclísticos, ecológicos, soltura de alevinos no Rio Jacaré-Pepira, plantação de mudas de árvores na cidade e nas nascentes dos córregos do Himalaia e de Bocaina.
Na área de Educação Ambiental, o prefeito criou a Escola da Água, em parceria com o Instituto Internacional de Ecologia (IIE), de São Carlos, local onde os alunos da rede municipal de Ensino e da escola estadual têm todas as quintas-feiras apresentações de vídeo, mapas sobre a água e a ecologia.