Senai e prefeitura iniciam hoje curso de capacitação de pedreiros.

Senai e prefeitura iniciam hoje curso de capacitação de pedreiros.


Publicado em: 01/09/2009 00:00

Whatsapp

 

Curso gratuito voltado para a construção civil tem 14 vagas; candidatos receberão certificado, após avaliação, exame teórico e prático.             
A Prefeitura de Bocaina e o SENAI-Jaú – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – fizeram uma parceria inédita no município -, e iniciaram hoje, com aulas teóricas, curso completo e gratuito de qualificação e capacitação profissionais na área de construção civil, para formação de pedreiros.           
O prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), teve atendido seu pedido de trazer o curso do SENAI para Bocaina, após encontro ainda noano passado com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, na Capital.           
O SENAI faz o curso em sua escola móvel (carreta equipada), no setor do Almoxarifado da Prefeitura.           
São 14 vagas; aulas de segunda a sexta-feiras, 8 horas diárias. Ou 416 aulas durante dois meses e meio, até o dia 11 de novembro. São ministradas pelo professor do SENAI Adeildo Nunes de Oliveira.           
Os alunos precisam alcançar aproveitamento de 75% do curso. Passarão no final por avaliação teórica e prática, antes do recebimento de certificado profissional de pedreiro do SENAI. Requisito do curso é apenas ter o Ensino Fundamental.           
Concorrência           
De acordo com Carlos Henrique Ottaiano, gestor de Negócios Educacionais do SENAI-Jáu, “é muito concorrida nossa unidade móvel, nossa escola, principalmente quando o curso é gratuito, como o prefeito conseguiu, uma proeza. Porque normalmente os convênios com empresas e prefeituras tem custo, apesar de pequeno”.           
Ottaiano explica que o curso de pedreiro permitirá qualificação profissional, aprendizados básicos da construção civil, mostrando a maneira correta, por exemplo, de instalação elétrica.           
O prefeito Kiko Danieletto conta que foi difícil de conseguir trazer a unidade móvel do SENAI para curso para Bocaina, principalmente ter pedido gratuidade e o município ser considerado de pequeno porte.           
“É muito importante qualificarmos a mão-de-obra em Bocaina. A área de construção civil é uma das que mais cresce em nosso município. Batalhamos e agradeço imensamente a direção da FIESP e do SENAI por atender nosso pedido”, argumenta o prefeito.           
O SENAI fez um estudo durante quase um ano das condições do município, demanda da mão-de-obra, antes de decidir trazer sua escola móvel.           
“Não adianta formarmos profissionais que a cidade não precisa. Por isso, estudamos o caso de Bocaina e, juntos com a Prefeitura, optamos pelo curso de pedreiro”, afirma Ottaiano.           
Módulos           
O curso de qualificação e capacitação completo é dividido em vários módulos:
1. fundação para casa popular
2. assentamento de bloco
3. montador de telhado
4. encanador hidráulico
5. rede sanitária
6. eletricista instalador predial
7. montador de esquadrias
8. revestidor de parede
9. pintura predial


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25