Professor de Bocaina ganha prêmio de Educador Nota 10 e destaca-se entre os dez melhores do país.

Professor de Bocaina ganha prêmio de Educador Nota 10 e destaca-se entre os dez melhores do país.


Publicado em: 21/08/2009 00:00

Whatsapp

 

O professor de Educação Física, Ademir Testa Júnior, 24 anos, da escola estadual “Capitão Henrique Montenegro”, com o trabalho “Movimento, Saúde e Qualidade de Vida: a Educação Física na escola”, é um dos 10 vencedores do prêmio da Fundação Victor Civita deste ano.
O projeto educacional “Movimento, Saúde e Qualidade de Vida: a Educação Física na escola”, do professor de Educação Física, Ademir Testa Júnior, 24 anos,implantado na Escola Estadual “Capitão Henrique Montenegro” de Bocaina foi escolhido um dos 10 vencedores este ano do Prêmio Educador Nota  10, da Fundação Victor Civita, do grupo Abril ( www.revistaescola.abril.com.br/premiovc ), concorrendo com mais de cinco mil trabalhos do país.           
Bocaina destacou-se com o único trabalho vencedor da disciplina Educação Física; os outros nove foram nas matérias: matemática, de Joinville (SC) e Urupês (SP); Arte, de São Leopoldo e Caxias do Sul (ambos RS); Língua Portuguesa, de São Caetano do Sul (SP) e São Luiz (MA) e Alfabetização, de Itápolis (SP).             
O prêmio é considerado “o Oscar brasileiro da Educação”.           
Os 10 professores “Educador Nota 10” receberam diploma, troféu e R$ 10 mil de prêmio. Ademir Testa Júnior, professor há apenas quatro anos na rede estadual de Bocaina – e que está fazendo tese de mestrado - concorrerá em outubro no Congresso em São Paulo da Fundação Victor Civita ao prêmio “O Professor do Ano”, que será dado a um entre os 10 melhores já vencedores.           
Internet           
O trabalho do professor Testa Júnior é prático e atinge os alunos da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental da escola estadual “Capitão”. Desenvolve-se com objetivos,metodologia, conteúdo, prática, e principalmente interação e vivência das práticas de Educação Física.           
Testa Júnior criou um grupo de estudos com 20 crianças, que fora do horário de aulas, aprofunda os estudos e temas relacionados à “Movimento, Saúde e Qualidadede Vida: a Educação Física na escola”.           
Os alunos criaram também uma comunidade em orkut na internet, visando interação do grupo de estudo (http://grupodeestudoproftesta.blogspot.com), onde estão publicados trabalhos e textos dos temas abordados.            
“Estamos modificando as aulas de Educação Física com excelentes e surpreendentes resultados, com nova identidade, quebrando o conceito de que a disciplina confunde-se apenas com momentos de lazer na escola”, comenta o professor Testa Júnior.           
Jogos interativos           
Nas aulas de Educação Física do professor Testa Júnior, os alunos da 5ª e 8ª séries participam de jogos interativos, jogos de resolução de problemas, exercícios de alongamento, danças integrativas, Yoga, atividades de expressão corporal e pesquisas na  internet, apresentação de trabalhos por Power Pointer, sobre Saúde eQualidade de Vida.           
“Eles vivenciam experiências de exercícios físicos, com aprendizado”, explica o professor.           
Canibalismo           
Um jogo interativo é uma atividade física denominada “canibalismo”. O que é? Trata-se de uma brincadeira de grupos de crianças que fazem exercícios físicos nobosque municipal, em frente a escola estadual, para “achar índios escondidos no local”.           
As crianças( índios) são pintadas e separadas por cores diferentes: cor preta é o índio canibal, de quem se deve “fugir”. A brincadeira dura 40 minutos.           
Os grupos de crianças percorrem caminhos no bosque de forma unida, vencendo aquelas com marcas de cores de índios pré-estabelecidas no  final da competição lúdica.           
Aprendizado           
A brincadeira é um exercício de corrida leve e moderada. No final dela, o professor Testa Júnior explica as modificações no corpo humano, das alterações de freqüência cardíaca com o exercício.           
“Estamos promovendo mudanças de comportamento nas crianças com os exercícios e brincadeiras”, acrescenta ele.           
Prática           
As crianças aprendem teoricamente e praticam, por exemplo, o cálculo do índice de massa corporal (IMC).          
Foi montada uma banca delas de avaliação física na calçada do bosque municipal.Umas ficaram responsáveis para preenchimento de dados dos avaliados em mesa de entrevistas. Outras faziam o preenchimento de idade e peso dos entrevistados.
Outras crianças manuseavam a balança mecânica e o cálculo do IMC, através de uma calculadora digital.
No final, a folha era passada para a banca de explicação, onde através de uma tabela de valores e classificações os alunos analisavam o resultado da avaliação física e o explicavam para a pessoa avaliada, além de explicitarem dicas e soluções para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Enquanto uma das equipes formava a banca de avaliação física, a outra era responsável por andar pelo bosque convidando as pessoas para serem avaliadas fisicamente, e depois de algum tempo, as equipes trocaram seus papéis.
De acordo com o professor Testa Júnior, “os educandos apresentaram seus aprendizados por volta da temática, e também sobre convivência, e tratamento e abordagem de pessoas desconhecidas, o que foi muito comentado por eles. A aluna Giovana Carolina Mariano foi entrevistada por um radialista da rádio de Bocaina, que foi atraído pela quantidade de pessoas que estavam no local naquele momento, e a questionou sobre a atividade. O radialista perguntou para a Giovana o que elaexplicava ali na banca para as pessoas, e ela respondeu: ‘aqui nós explicamos que IMC é o índice de massa corporal, e que através desse cálculo podemos saber se você está gordo, magro ou no peso ideal’. O radialista ainda perguntou o que ela diria para uma pessoa que tivesse como resultado da avaliação física ‘acima do peso’, e ela respondeu: ‘para uma pessoa acima do peso nós indicamos fazer mais exercícios físicos e não comer muitos alimentos que contenham açúcares e gorduras’, o radialista questionou: e se estiver abaixo do peso? Geovana respondeu: ‘aí aconselhamos fazer exercícios físicos para aumentar a massa muscular do corpo, e melhorar a alimentaçãotambém, para aumentar o peso do corpo’”            
Este resultado é extremamente é gratificante, conclui o professor.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25