Dilma pena assina protocolo de projetos de polimento da ETE de Bocaina.

Dilma pena assina protocolo de projetos de polimento da ETE de Bocaina.


Publicado em: 31/07/2009 00:00

Whatsapp

 

  Bocaina – A Secretaria de Saneamento e Energia do Estado, a Companhia de Saneamento Básico do Estado e a Prefeitura de Bocaina assinaram protocolo de intenções do projeto de polimento da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), desenvolvido por técnicos da ONU (Organização das Nações Unidas).           
A cerimônia foi realizada ontem, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. A secretária Dilma Pena, o diretor da Sabesp, Umberto Cidade Semeghini, e o prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), assinaram o protocolo garantindo estudos e pesquisa para implantação do projeto no municípioainda este ano.           
O recurso, estimado em R$ 150 mil, virá da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado. A obra e gerenciamento ficarão por conta da Sabesp.           
“Tenho todo interesse nesse novo projeto de proteção de meio ambiente. Pedi estudos e vamos tocá-lo para frente”, anunciou Dilma Pena.            
O que é?             
O polimento da ETE de Bocaina é o tratamento da água saída da estação, através do meio natural, de plantas gramíneas.           
Trata-se de construção de um canal – em zig-zag – de concreto, com plantas, na saída da água da ETE, que absorve o fósforo e o nitrogênio em excesso da águaproduzido pela estação da Sabesp.           
A água com excesso de fósforo e nitrogênio promova a mortalidade de peixes dos rios e a vida aquática, por inibir a produção de oxigênio da água.           
Atualmente, segundo da CETESB, a eficiência da ETE de Bocaina é de 78%. Com a construção do canal de polimento, a eficiência da estação será superior a 90%.           
A água da ETE desemboca no córrego da Bocaina, que segue para o rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado, que banha o município de Bocaina.                      
ONU           
O projeto de polimento, denominado “fito tecnologia”, desenvolvido por técnicos da ONU, com apoio do Instituto Internacional de Ecologia (IIE), de São Carlos, dirigido pelo professor-doutor José Galeria Tundizi, é inédito em toda a América Latina e poderá ser implantado em Bocaina.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25