Prefeito Kiko aprova cinco projetos de proteção ambiental na Câmara.

Prefeito Kiko aprova cinco projetos de proteção ambiental na Câmara.


Publicado em: 31/07/2009 00:00

Whatsapp

 

Bocaina - Cinco projetos-de-lei de proteção e educação ambiental do prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), foram aprovados este mês pela Câmara dos Vereadores.           
O primeiro é “Criança Ecológica”, feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que inseriu, agora oficialmente, na grade curricular das escolas da rede municipal de Ensino a disciplina de Educação Ambiental, com conteúdo e implementação de programas de educação ambiental e atividades de natureza protecionista do meio ambiente.           
Ficou criado programa de capacitação de professores, através de oficinas pedagógicas. A Secretaria do Meio Ambiente fornece material didático, para ajudar na educação escolar. Assim como materiais didáticos elaborados  pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ).           
Redução de poluentes           
O segundo projeto do prefeito do PV, aprovado pelos vereadores, trata sobre fiscalização da frota municipal ou terceirizada da Prefeitura, visando redução de emissão de poluentes no ar. A inspeção e avaliação dos veículos serão feitas  anualmente.           
Arborização urbana           
O terceiro, sobre arborização urbana, também foi aprovado. Ele complementa com inclusão do capítulo 10, a já existe lei 1.958 de 29 de junho de 2008, criando extenso programa municipal de arborização urbana.           
Coleta Seletiva           
Também aprovado por 6 favoráveis e dois contrários, a emenda do vereador oposicionista Edward Tamanini Jr, o Jaú (DEM) ao projeto de instituição da coletaseletiva no município.           
No entanto, a emenda será vetada pelo prefeito por ilegalidades, entre algumas, a inclusão da coleta seletiva de lixo industrial pela prefeitura (vetado pela CETESB), e entrada em vigor da lei ainda este ano.           
Madeira Legal           
Por fim, o quinto projeto aprovado por 5 a 4 foi o denominado “Madeira Legal”, obriga os comerciantes na venda de madeira a apresentar a certificação ambiental do IBAMA, garantindo a preservação de florestas. O vereador Jaú, Antonio Aparecido Ramos, o Toninho do Ouro Verde (PSDB), Adriano Roberto Baroni (PSDB) e Gisberto Antunes (PCdoB) foram contra, na contramão das ações ambientais hoje no mundo.


Leia também

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25

Diretoria de Administração e Finanças

PREFEITURA DE BOCAINA - SUA OPNIÃO E SUGESTÃO VALEM MUITO - LDO 2025

06/03/2024 16:30

Diretoria de Cultura

BOCAINA REALIZA CARNAVAL 2024

31/01/2024 14:30