Bocaina se mobiliza para prevenção da gripe suína.

Bocaina se mobiliza para prevenção da gripe suína.


Publicado em: 27/07/2009 00:00

Whatsapp

 

A Prefeitura de Bocaina inicia segunda-feira campanha preventiva contra a gripe suína e mobilizará a sociedade na prestação de esclarecimentos e cuidados preventivos contra o vírus H1N1 da gripe influenza.      
A Diretoria Municipal de Saúde designou uma profissional de enfermagem para acompanhar casos de gripe na população, que vierem a ser atendidos nos dois postos de saúde do município. Bocaina não tem nenhum caso de suspeita de gripe suína.      
O diretor municipal de Saúde, Luiz Fernando Moscato da Silva, fará palestras já na segunda-feira em todas as escolas da rede municipal de Ensino, prestando orientações sobre o que é a doença, formas de contagio e medidas preventivas para os alunos, diretores, professores e funcionários.      
Às 16 horas, Moscato da Silva, apresentará palestra para os funcionários públicos municipais.      
Já às 19 horas, no Cine Jequitibá, haverá encontro com representantes de entidades assistências – Lar Vicentinho e APAE – das igrejas e do comércio da cidade.      
Acompanhamento      
A profissional de enfermagem (Kellen), no caso de aparecimento de suspeito de gripe, determinará o isolamento do paciente em sua residência e fará o acompanhamento diário sobre a evolução da doença. No caso de positivo, o paciente será encaminhado ao Hospital Estadual de Bauru (HEB).
Sintomas            
Moscato da Silva explicará os sintomas da gripe suína.“São semelhantes à gripe comum, com febre acima de 38º, tosse, dor de garganta, mas  com distúrbio grastro-intestinal e falta de ar”. O medicamento para combater a doença, segundo ele, é o seltamivir, só dado ao paciente em hospitais de referência para tratamento, para Bocaina, no HEB. No grupo de risco de pegar a gripe suína estão as gestantes, crianças pequenas, idosos, portadores de diabetes, hipertensão arterial, problemas cardíacos, por exemplo.      
Dicas         
O diretor municipal de Saúde de Bocaina irá orientar com DICAS IMPORTANTES DE PREVENÇÃO À GRIPE SUÍNA.                                                                                                                           
Ele as enumera:- lavar as mãos, com água e sabão, ou álcool gel ou a 70% várias vezes ao dia, não compartilhar de objetos pessoais, se tossir, proteger o nariz e a boca com lenço de papel descartável ou de pano individual.        
Transmissão        
O vírus da gripe suína não se transmite pelo ar, como supõe muita gente, explica Moscato da Silva.         
A infecção se espalha por micro gotículas depositadas em superfícies, que sobrevivem de 24 a 72 horas no local.        
“Estamos tomando medidas preventivas e de orientação à população contra a doença. Trabalhamos para que Bocaina não tenha nenhum caso”, finaliza o diretor municipal da Saúde.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25