13 fiéis devotos atravessam descalços fogueria de São João em Bocaina.

Publicado em: 25/06/2009 00:00

Na noite de terça-feira (23), demonstrando fé no santo padroeiro do município, eles cruzaram sobre o braseiro da fogueira, em frente a igreja matriz da cidade, tradição de mais de 100 anos da festa junina, que atraiu 10 mil pessoas na festa do município.
Na noite da terça-feira passada, 13 fiéis devotos atravessaram descalços sobre o braseiro da fogueira de São João, em Bocaina (69 quilômetros de Bauru), em uma das mais tradicionais festas juninas do Interior de São Paulo. Cerca de 10 mil pessoas da região participaram do evento, lotando o largo da matriz do município.
No badalar dos sinos das 24 horas da igreja matriz de S.João Batista, movidos por fé, alguns deles fizeram oração, pedidos e cruzaram sobre o braseiro da fogueira do santo, esparramado em frente à igreja matriz. A fogueira foi acesa às 18 horas e formou chamas de seis metros de altura, antes de se transformar em brasas.
Devoção e fé
Paulo C.Camargo, de Bocaina, trabalhador de empresa do setor coureiro, atravessou  à meia-noite descalço, saindo ileso de queimaduras. Ele já havia passado uma vez em 2007 e atribui o milagre à “fé” em S.João.
Outros 12, que cruzaram a fogueira, são da região e um da Capital. Adriano dos Santos, 27 anos, enfrentou o braseiro pela segunda vez e também garante que nada sofreu. Não foi o caso de Antonio Romero, de São Paulo, que teve os pés queimados. Lino Scarri, pela segunda vez, Luiz G.da Silva (de Itapuí), Tiago Pereira (Boa Esperança) também afirmam que não queimaram os pés. Pela quarta vez, Cassiano Nogueira, de Jaú, também foi um dos devotos que passou pela braseiro.
Chamuscados
Um grupo de três jovens de Boa Esperança do Sul, provavelmente em tom de brincadeira, também arriscou passar pela fogueira, mas tiveram seus pões queimados e, um deles, a ambulância da Prefeitura de Bocaina, levou-o à Santa Casa.
Festa
Anualmente, a passagem da Fogueira de São João em Bocaina atraí cerca de 10 mil turistas de toda a região central do Estado.
A passagem pela fogueira acontece desde 1891, quando surgiu o município S.João Batista da Bocaina. Era feita na fazenda Santana, que deu origem à cidade.
Até a década de 40, a fogueira de S.João ocorria na zona rural, nas fazendas; posteriormente passou a ser feita dentro da cidade.
Domingo
No próximo domingo, dia 28, promovido pela Diretoria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (DJEL), haverá a tradicional Corrida de Pedestres de São João, com saída às 9 horas da praça Remígio Diegues (praça da Rodoviária).
Às 11 horas, almoço do “bar da festa” com música ao vivo do conjunto “Welcome To The Rehearsal. Às 15 horas, show musical ao vivo na praça.
Às 20 horas, mais música ao vivo no “bar da festa” com César Alexandre.
Sábado
No dia 4 de julho, sábado, às 20h30, mais show musical ao vivo na praça da matriz. Às 22h30, música ao vivo no “bar da festa” com a dupla Paulo Vitor & Luciano.
No domingo, 5, almoço no “bar da festa” com o cantor Polaco, de Bocaina.
Às 15 horas, show musical na praça. Às 20 horas, no “bar da festa”, música aovivo com Beto Teixeira.
Noite Italiana
A também tradicional Noite Italiana acontecerá na sexta-feira, dia 10 de julho, no “bar da festa”, com comidas típicas da Itália e show musical italiano de Ricardo Bombarda, de Araraquara.
No sábado, 11, 20h30, show musical ao vivo na praça da matriz. E música no “bar da festa” de Welcome To The Rehearsal.
No domingo, almoço com música ao vivo de Benê Karlos & Karlinhos. Às 15 horas, show musical na praça. E às 20h30, música ao vivo no “bar da festa” de Paulinho Moura.
Sábado
No dia 18 de julho, novamente show musical na praça às 20h30. E música ao vivo no “bar da festa” com a banda Jovem Banda Velha Guarda, que toca e canta músicas da Jovem Guarda, dos anos 60.
A Festa da Fogueira de São João será encerra no dia 19 de julho, domingo.
Às 10 horas, leilão de gado em frente à praça da matriz.
Às 11 horas, almoço do “bar da festa” com grupo musical “Maresias”, de Jaú. Às 15 horas, show musical na praça.
Haverá celebração Eurcaristíca às 19 horas na igreja matriz.
Às 20 horas, música ao vivo no “bar da festa” com Ricardo Bombarda.
Neste horário também acorre o leilão de prendas no coreto da praça.
Às 21 horas, para encerrar a festa, terá a divertida “subida do pau-de-sebo”.
A festa tem ainda barracas na praça, parque de diversão e apresentações nos finais de semana das Bandas Municipal Marcial e Carlos Gomes de Bocaina.