O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), inaugurará às 19:30 h de sexta-feira, dia 22,a reforma da antiga estação ferroviária da Douradense, de 1910. Também entregará o programa do Governo do Estado Acessa SP, internet gratuita à população; o Balcão de Empregos e a casa do artesão, que funcionarão no próprio prédio da estação. Eventos em comemoração aos 118 anos de Bocaina, que serão completados no dia 23.
Na noite de sexta-feira, das 20 às 22 horas, tem ainda a apresentação da Orquestra de Viola, de Itapuí, na praça Remígio Diegues(praça da Rodoviária).
São obras e programas conseguidos junto ao Governo do Estado, com apoio do deputado federal, Arnaldo Jardim. O Acessa SPdará acesso gratuito à internet à população e estudantes. E o Balcão de Empregos, em ano de crise econômica, possibilitará aos trabalhadores e jovens novas oportunidades de trabalho, afirma Kiko Danieletto (PV).
Ele acrescenta ainda que recuperamos valioso patrimônio histórico e cultura de nossa cidade. A estação de trem foi de imensurável importância para a história de Bocaina.
Estação ferroviária Douradense
Casa da Estação de trem da Companhia de Estrada de Ferro Dourado (Douradense), foi inaugurada no dia 8 de junho de 1910em Bocaina durante a primeira viagem de trem Maria-Fumaça de Bariri até Bocaina, na época áurea do café. Bocaina fica localizada no centro geográfico do Estado e tem 11 mil habitantes.
A Cia. Douradense foi encampada em 1949 pela Cia. de Estrada de Ferro Paulista e desativada em Bocaina no dia 15 de setembrode 1966.
A reforma da antiga casa da estação é total. Inclui troca de telhado, forro, toda parte elétrica, hidráulica, piso e pintura internae externa, conservando, na medida do possível a originalidade do prédio. Abandonada havia 42 anos, a estação foi inadequadamente usada entre 1996-2004 como sede da Banda Marcial de Bocaina pela prefeitura.
Foram investidos em toda a obra R$ 154.880,25 sendo R$ 150 mil da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado deSP e R$ 4.880,15 de contrapartida da prefeitura. Recurso liberado pelo subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury, com participação dodeputado federal, Arnaldo Jardim (PPS), e R$ 5.166,78 de contrapartida do município.
Douradense
Em Bocaina, o trem foi o principal meio de transporte de passageiros e carga, pelo menos até o início dos anos de 1960.
A Douradense iniciou em outubro de
Em 20 de agosto de
Apito da Maria Fumaça
A ansiedade no dia 8 de junho de 1910 tomou conta da população de Bocaina. Neste dia chegou o primeiro trem (Maria Fumaça) vindo de Bariri. Quando ele parou na estação aconteceu uma grande festa, gritos, fogos de artifícios, salvas de palmase exibição da Banda Carlos Gomes. O prefeito de Bocaina na época era Ulisses Corrêa, relata Furlaneto.
O tradicional apito da Maria-Fumaça, durante 56 anos, anunciava sua chegada à estação de trem e causava alvoroço nas pessoas.Dava-se para ver por trás das árvores e de longe a fumaça das chaminés, com o trem carregando café e passageiros.
De acordo com autor do livro, a Maria-Fumaça passava em dois horários em Bocaina: às 7h30 de Bariri para Trabiju, onde as pessoas podiam seguir até S.Carlos, com baldeação seguinte
No horário da tarde, às 17 horas, o movimento de pessoas na estação ferroviária era grande. Porque vinham na Maria Fumaça correspondências dos Correios, jornais e filmes que eram exibidos no cinema da cidade.
Zé Revisteiro
No trem, os passageiros podiam comprar revistas e jornais.
Em 1935, eram vendidos pelo senhor José Lopes, conhecido como Zé Revisteiro. Ele trabalhou como vendedor de revistas ejornais durante 31 anos da Douradense até 1966, quando a companhia foi fechada, ainda segundo Furlaneto.
A Maria-Fumaça saía de Bariri e passava pelas seguintes estações (zona urbana e rural): Santa Eulália, Taboca, Posto Rangel,Izar, Bocaina, Pedro Alexandrino, Major Novaes, Trabiju, Sampaio Vidal e Ribeirão Bonito.
Apito do Adeus
A locomotiva número 730 da Douradense chegou na estação de Bocaina às 16h30 do dia 15 de setembro de 1966. Era a última viagem por Bocaina, causando tristeza, mas levando saudades e lembranças boas do povo bocainense.
Sua partida deixou a Casa do Chefe da estação, o senhor Remígio Diegues, que exerceu o cargo quase 50 anos. Ele morava em uma casa construída pela douradense a menos de
A estação e armazéns da Cia Estrada de Ferro Douradense e depois Paulista de Bocaina foram comprados pela Prefeitura na gestão do prefeito Alfredo Sormani Júnior (anos 80) pelo valor, na época, de Cr$ 163 milhões (moeda da época).
Em Araraquara a locomotiva número 1 da Douradense apodreceu num terreno da indústria Nigro.
Cores das Locomotivas
Segundo o livro Uma cidade e um pouco de sua história, de Furlanetto, as locomotivas eram chiques. Tinham cores preta, com cintos e bordas de chaminé, e dourada. A placa na cabine também possuíam letras douradas.
Os carros de passageiros tinha cor marrom, teto de alumínio, letras, números e distintivo em amarelo ou dourado.
Já os vagões eram vermelho-óxido, teto de alumínio e letras brancas.
Números
A Douradense possuía 18 locomotivas, sendo 9 Tem Weeler (4-6-0), 2 Consolidation (2-8-0), 4 Mogul (2-6-0), e 2 american (4-4-0); 19 carros de passageiros e 230 vagões de carga, conta Furlanetto.
As locomotivas American andavam somente nos trechos de Tabatinga-itápolis e Dourado-Trabiju, a uma velocidade de