Com choro e muita emoção, Bocaina entregou 10 casas populares, a custo zero, à famílias carentes.

Com choro e muita emoção, Bocaina entregou 10 casas populares, a custo zero, à famílias carentes.


Publicado em: 13/05/2009 00:00

Whatsapp

 

As 10 famílias, com renda de até um salário mínimo, receberam ontem à noite as chaves de suas casas, com as presenças, além do prefeito Kiko Danieletto (PV), do deputado federal, José Paulo Tóffano (PV), do deputado estadual verde Chico Sardelli, do assessor parlamentar do deputado Arnaldo Jardim (PPS) Sérgio Murilo, do prefeito de Jaú, Osvaldo Francheschi (PV), do vice-prefeito, Marco AntonioGiro, o Pipoca, e  do superintendente da  Caixa Econômica Federal, de Bauru, José Paulo Gomes de Amorim.                 
Emoção, seguida de choro, marcou ontem à noite a entrega das 10 casas populares para famílias de baixa renda do Projeto“Sonho Meu”, da Prefeitura de Bocaina, construídas em sistema de mutirão.           
Valmirete Pereira de Jesus, 27 anos, solteira, com uma filha de 5 anos, uma das beneficiadas pelo projeto, chorou aos prantos ao receber a chave de sua casa das mãos do prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV).          
 “É um milagre realizar meu sonho de casa própria e só tenho a agradecer ao prefeito e à Caixa Federal”, disse Valmirete, que não conseguia conter-se em choro.           
Na cerimônia da entrega das casas estiveram presentes o vice-prefeito, Marco Antonio Giro, o Pipoca, o deputado federal, José Paulo Tóffano (PV), o deputado estadual, Chico Sardelli (PV), o assessor parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim, Sérgio Murilo, oprefeito de Jaú, Osvaldo Francheschi (PV), o superintendente da Caixa Econômica Federal, de Bauru, José Paulo Gomes de Amorim, opresidente da Câmara Municipal de Bocaina, Luiz Augusto Giraldi da Silva, o Luiz da Farmácia (DEM), e os vereadores Silvia Fonseca (PT), Juninho Tirollo (PV)  e Edson Pederra (PV).           
O prefeito Kiko Danieletto, em discurso também emotivo, pediu a Gomes de Amorim mais recursos para construção de novas 20 residências populares em Bocaina para famílias carentes, recebendo sinal de positivo do superintendente regional da Caixa Econômica Federal.           
Os deputados Tóffano, Sardelli, o assessor Sérgio Murilo e o prefeito de Jaú, Francheschi, não economizaram elogios à atuação empreendedora do prefeito Kiko Danieletto à frente da Prefeitura nos últimos quatro anos e cinco meses.           
“Não é preciso falar mais nada deste empreendedor gigantesco que trabalha pelo povo de Bocaina, que é o meu amigo Kiko”,resumiu o deputado federal verde, de Jaú.           
Tema de Missão Impossível           
As famílias beneficiadas não sabiam qual seriam suas casas, já que o sistema de construção foi de mutirão.           
Ao som da música do tema do filme “Missão Impossível”, o prefeito chamava cada uma das famílias, entrega a chave e pedia para que procurassem suas casas. Elas percorriam as 10 unidades habitacionais até que conseguissem abrir a porta e consolidassem o ato do recebimento das novas residências. Esse clima criado de suspense provocou também muitas lágrimas do público presente ao evento.           
FGTS           
Os recursos para construção das 10 casas  vieram da Caixa Econômica Federal, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a fundo perdido; da parcela mínima do rendimento do FGTS.           
O convênio Prefeitura de Bocaina e o bando estatal para construção de 10 casas populares teve custo zero para mutuários, isto é,eles não tiveram prestação mensal para pagar.           
A CAIXA garantiu R$ 7 mil para cada família selecionada, por critérios sociais de renda,pela Diretoria de Desenvolvimento Social do município. A Prefeitura adquiriu o terreno e repassou-o aos mutuários, individualmente.           
Entre 95 cidades da região de Bauru, apenas Bocaina e Ubirajara (com 2 casas) foram beneficiadas por esse programa do Governo Federal, de acordo com Gomes de Amorim.           
As casas, a custo zero para as famílias, foram construídas com blocos de um tipo de isopor, laje, placa de energia solar e calçada ecológica.                          
Sonho Meu Ecológico              
Cada residência tem 36,65 metros quadrados (o terreno é de 135 m2). Terá placas de energia solar e calçadas ecológicas. A obra foi feita em mutirão.           
As casas foram construídas com blocos de “Poliestireno Expandido”- sigla E.P.S – (tipo de isopor)  um subproduto da indústria petrolífera, que substitui o tijolo de argila, e que já é utilizado nos Estados Unidos e Europa.
O E.P.S. foi usado com enorme sucesso na construção da nova escola municipal “Maristela Marta Moretto”, em Bocaina.
O bloco de Poliestireno Expandido é material anti-incêndios, acústico (não permite a propagação do som) e protege os ambientes de oscilações de temperatura.
Os blocos do produto são preenchidos por ferro e concreto bastante sólidos e sua construção é muito rápida.


Leia também

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25

Diretoria de Administração e Finanças

PREFEITURA DE BOCAINA - SUA OPNIÃO E SUGESTÃO VALEM MUITO - LDO 2025

06/03/2024 16:30

Diretoria de Cultura

BOCAINA REALIZA CARNAVAL 2024

31/01/2024 14:30