Secretaria da Habitação libera aditivo de R$ 2 milhões para construção de 152 casas do CDHU em Bocaina.

Publicado em: 04/05/2009 00:00

O secretário Lair Krahenbuhl recebeu em audiência o prefeito Kiko Danieletto (PV) e o deputado federal, Arnaldo Jardim (PPS), que fechou o novo acordo do aditivo para contratação de construtora; o valor anterior já liberado foi de R$ 3.876.000,00, para residências de três dormitórios, placas de energia solar, calçadas ecológicas, muro e laje.
A Secretaria de Estado de Habitação liberou R$ 2 milhões – valor de aditivo de convênio - para a Prefeitura de Bocaina (69 quilômetros de Bauru) para construção de 152 casas populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no município, denominado “Jardim Santa Terezinha”.
Este é resultado da audiência do secretário Lair Krahenbuhl com o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV) e o deputado federal, Arnaldo Jardim (PPS), realizada anteontem na Capital.
Com o novo recurso, a Prefeitura já iniciará o processo de abertura de concorrência pública de empresas do setor para construção das 152 unidades populares. O aditivo de convênio será assinado daqui a 14 dias.
Com isso, a construção das casas da CDHU não será mais feita por mutirão.
“O novo recurso possibilitará contratação de empreiteira ou construtora, o que agilizará a construção das casas, sem problemas de rotina, de demora, de construção em mutirão. Agradeço ao secretário Lair e ao deputado
Arnaldo Jardim pelo novo recurso para o nosso município”, diz Kiko Danieletto.
Área
A terraplanagem da área de 59,7 mil m2 para construção de 152 casas da CDHU já foi feita.
As casas da CDHU terão três dormitórios, placa de energia solar, calçada ecológica e laje.
A área foi adquirida ainda em 2006 pela Prefeitura; repassada à CDHU, possui 59.726,43 m2; terá espaço institucional e três espaços de lazer. As residências terão 53,14 m2.
A seleção das famílias e sorteio das 152 residências populares já foram feitos pela CDHU em setembro de 2006.
Sistema alternativo
As casas deverão ser erguidas com material alternativo; com blocos de “Poliestireno Expandido”- sigla E.P.S. – um subproduto da indústria petrolífera, que substitui totalmente o tijolo de argila, e que já é utilizado nos Estados Unidos e Europa.
O bloco de Poliestireno Expandido é material anti-incêndio, acústico e protege o ambiente de oscilações de temperatura. Os blocos do produto, encaixados um nos outros – são preenchidos de ferro e concreto, tornando a construção muito mais rápida.