Prefeitura abre licitação para construção de 152 casas do CDHU.

Publicado em: 17/02/2009 00:00

Técnicos e coordenação da empresa de Bauru reuniram-se hoje de manhã, em Bocaina, acertando com o prefeito Kiko Danieletto e engenheiros da prefeitura o início das obras: São R$ 3.876.000,00 para construção de 152 residências populares com três dormitórios, placas de energia solar, calçadas ecológicas, muro e laje.
A Prefeitura de Bocaina (69 quilômetros de Bauru) abrirá licitações públicas para início das obras de construção de 152 casas populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) no município.
Este foi o resultado da reunião realizada hoje de manhã do prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), sua equipe de engenheiros e jurídica com a coordenadora de obras da CDHU, Vivian Michel Farha Garcia, o engenheiro José Luiz Cardozo e o tecnólogo Hélio Santos, ambos também da companhia, que aparou arestas burocráticas que estavam pendentes e já liberou o processo de início da obra.
A primeira licitação pública será para construção das fundações das 152 casas, conjunto habitacional denominado “Santa Terezinha”. A área de 59,7 mil m2 já foi terraplanada, recebeu galerias de águas pluviais e plantio de gramas nos taludes. A Sabesp irá construir a ligação de água no local. O valor liberado pela CDHU é de R$ 3.876.000,00.
Casas-piloto
Também será feita outra licitação para construção das duas primeiras casas populares completas: com de três dormitórios, placa de energia solar, calçada ecológica, plantio de árvore e laje.
Serão duas “casas-piloto” para conhecimento da CDHU e dos mutuários, já que é o primeiro conjunto habitacional construído com material alternativo – blocos de “Poliestireno Expandido”- sigla E.P.S. – um subproduto da indústria petrolífera, que substitui totalmente o tijolo de argila, e que já é utilizado nos Estados Unidos e Europa.
A vantagem desse material está na rapidez e segurança para levantar as casas. Depois de erguidas, as duas casas servirão para almoxarifado.
A área foi adquirida ainda em 2006 pela Prefeitura; repassada à CDHU, possui 59.726,43 m2; terá espaço institucional e três espaços de lazer. As residências terão 53,14 m2.
A seleção das famílias e sorteio das 152 residências populares já foram feitos pela CDHU em setembro de 2006.
Sistema alternativo
O bloco de Poliestireno Expandido é material anti-incêndio, acústico e protege o ambiente de oscilações de temperatura. Os blocos do produto, encaixados um nos outros – são preenchidos de ferro e concreto, tornando a construção muito mais rápida.