Bocaina é a única sem dengue entre 10 cidades da região de Jaú.

Publicado em: 24/10/2007 00:00

O município tem zero caso suspeito ou confirmado da doença, número que vai na contramão da epidemia de dengue que assola o país e o próprio Estado de SP.
Bocaina é o único entre 10 municípios da micro região de Jaú que não apresenta caso de suspeita ou de confirmação de dengue. O município tem zero (0) ocorrência da doença, contra 74 em Bariri, 57 em Jaú,  47 em Brotas, 12 em Pederneiras, 4 em Itapuí, 3 em Barra Bonita e Torrinha, 2 em Mineiros do Tietê,  e 1 em Dois Córregos. Os dados são de levantamento feito junto às Prefeituras pelo Jornal Comércio do Jahu, de Jaú, divulgado na edição do dia 20 de outubro.
Na micro região, o número de suspeitos de vítimas do mosquito Aedes aegypti soma 203 casos, um crescimento da dengue de 34,4% em junho deste ano em comparação ao mesmo mês de 2006 nas 10 cidades, exceção de Bocaina, com 10.299 habitantes, localizada no centro geográfico do Estado, a 310 quilômetros da Capital e 69 a noroeste de Bauru.
Prevenção casa-a-casa
O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), comemora o fato de o município não ter nenhum caso de dengue, argumentando que esse resultado é excepcional e fruto, principalmente, do trabalho preventivo desenvolvido nos últimos três anos pela área da Vigilância Sanitária e de Controle de Zoonoses, vinculadas à Saúde municipal.
A Prefeitura mantém duas frentes de combate à dengue e outras doenças.
A primeira: quatro funcionários municipais - agentes de controle de zoonoses - visitam diariamente 25 residências por dia, fiscalizando e orientando sobre os cuidados no combate à dengue, sintomas e tratamento da doença, em caso de qualquer suspeita. Bocaina tem cerca de 4 mil residências.
Em outra frente, a Prefeitura tem os agentes de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) - implantado em dezembro de 2006 -, que fazem diariamente visitas “casa-a-casa” para orientar a população e diagnosticar doenças.
“Graças ao nosso trabalho preventivo Bocaina não tem nenhum caso da doença. Nossas equipes da área de Saúde, da Vigilância Sanitária e de Zoonoses têm trabalhado arduamente para prevenir doenças, em particular, a dengue. Parabenizo-as pelo resultado, que representa economia de dinheiro público com prevenção de doenças ao invés de gasto com tratamentos”, comenta o prefeito Kiko Danieletto.
Nebulizações
Desde janeiro de 2005, o prefeito determinou a realização de nebulização em todas as ruas da cidade e dedetização nas galerias de esgoto, feito de 6 em 6 meses. No interior das casas, também é feita nebulização e dedetização gratuitas pela Prefeitura, quando detectado suspeitas do mosquito da dengue, pragas e escorpiões.
Com isso, o chamado IB (índice que mede a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti) diminuiu consideravelmente, reduzindo as possibilidades da dengue se manifestar.

Casos suspeitos e confirmados da dengue na região:
Cidades                                 19 de outubro
Bariri                                      74