Bocaina faz 3º Passeio Ecológico no Rio Jacaré-Pepira para recolher lixo.

Publicado em: 09/01/2008 00:00

Com cinco barcos, o passeio promovido pela Prefeitura acontece no próximo sábado, às 8h, saindo da ponte do Jacaré de Bocaina e descendo até a jusante, encontro com o rio Tietê, divisa com Ibitinga.
A Prefeitura de Bocaina promove no próximo sábado, dia 12, a partir das 8 horas, o 3.o Passeio Ecológico no Rio Jacaré-Pepira. O objetivo do passeio é recolher lixo e resíduos do rio, ajudando na limpeza e conservação do meio ambiente.
Administrada pelo prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto, do Partido Verde, a prefeitura reunirá cinco barcos para descer o rio -   da ponte do Jacaré-Pepira de Bocaina até a jusante, encontro com o rio Tietê, divisa com do município com Ibitinga. Agora serão cerca de 25 quilômetros de passeio, desta vez, devendo durar até às 16 horas.
O rio Jacaré-Pepira, que corta Bocaina, é um dos mais conservados do Estado, com mata ciliar vigorosa e animais silvestres, apesar de algum estágio de degradação.
Passeio
O 3.o Passeio Ecológico terá a participação de voluntários e ambientalistas adultos - com cinco barcos - que pretendem com a iniciativa, mais uma vez, despertar a consciência da população e da sociedade dos municípios da região central do Estado sobre a importância fundamental em preservar o meio ambiente.
“Estamos agindo concretamente com pequenas ações na preservação do meio ambiente e do nosso rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado. É fundamental a participação de todos para despertar a consciência da sociedade e garantir a sobrevivência das novas gerações futuras”, prega Kiko Danieletto.
Em 2005 participaram do passeio ecológico – apenas de 5 quilômetros - 52 pessoas, entre voluntários. Foram retirados cerca de 260 kg de lixo – 2 mil sacos plásticos - de material reciclável e não-reciclável.
Em 2006 participaram do evento também de 5 quilômetros e 50 pessoas, sendo retirados do rio cerca de 300 kg de lixo e 1 mil sacos plásticos.
Bocaina - Município localizado no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 310 km da Capital e uma população de 10.299 habitantes, de descendência italiana. Bocaina possui em sua igreja matriz de São João Batista as 13 principais telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1927.
Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900.  O município é banhado pelo Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado.