Banda Bocainense canta "Jovem Guarda" e encanta região central do estado.

Publicado em: 30/01/2008 00:00

É o surpreendente e animado grupo musical “Jovem Banda Velha Guarda”, de Bocaina, formado por 15 integrantes do grupo de canto da igreja católica do município, que se apresenta nas cidades da região com repertório musical, roupas e acessórios usados nos anos 60.
Quem não se lembra da época  dos anos 60 ou nunca ouviu músicas da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Ronnie Von, Wanderléa, Celly Campelo, The Jordans, Renato e seus Blue Caps, os Vips, Eduardo Araújo, Os Incríveis, Leno e Lílian, Martinha e Demétrius entre muitos outros?
Agora os bons tempos dessa época estão de volta .
Quem garante é o grupo “Jovem Banda Velha Guarda”, de Bocaina, formado por 15 cantores e músicos – acima de 40 anos - do grupo de canto da igreja católica do município, localizado no centro geográfico do Estado, a 69 quilômetros a noroeste de Bauru e 310 da Capital.
A Jovem Banda Velha Guarda tem se apresentado anualmente na tradicional festa junina de São João Batista, em Bocaina, em alguns eventos culturais da cidade de Jaú e em muitas festas beneficentes de entidades filantrópicas, como asilos, feiras de artesanato e cinemas da região. Sempre ganhando muitos aplausos do público, com glamour.
Aquele beijo que eu te dei
Mini-saias xadrez rosa-choque, perucas, colares, pulseiras, óculos, botinhas,  fazem o charme das mulheres do Jovem Banda Velha Guarda.
Outra característica do grupo são as paródias, compostas para homenagear as pessoas da comunidade e também as pessoas que contratam o grupo.
Ao som de um teclado  e quinze vozes afinadas, os integrantes do Jovem Banda Velha Guarda se divertem nas apresentações, inclusive mesclando pseudônimos dos artistas da época com os seus nomes.
“O objetivo do grupo é através de seus ensaios e apresentações, obter por meio da música, momentos de descontração e o fortalecimento do vínculo de amizade entre seus participantes e suas famílias, além de uma melhor qualidade de vida, fugindo do stress diário e levando aos seus ‘fãs’ momentos de recordação, alegria e descontração, resgatando assim o movimento Jovem Guarda”, explica Katia C. Baccarin Marangoni, responsável musical do grupo.
Histórico
A Jovem Banda Velha Guarda surgiu em junho de 2003, se apresentando pela primeira vez no “Bar da Festa”, da festa de São João do município, fazendo enorme sucesso.
Desde aquele ano, tem se apresentado nesse evento anual em 2005 e 2006, chegando a cantar e tocar, respectivamente, repertório de samba e música caipira.
Mas voltaram às origens ainda em 2006, quando se apresentaram no Cine Jequitibá, a pedido da população bocainense, com repertório da Jovem Guarda. Nessa oportunidade homenagearam o locutor Antonio Guica de Souza, responsável pelo programa “Saudade não tem idade” da Rádio Popular FM de Bocaina, que na década de 70 apresentava o tão famoso “Show de Calouros” também no Cine Jequitibá.
No ano passado, fizeram show na Feira do artesanato de Bocaina, na Feira das Nações da igreja matriz Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú e na praça da República, em Jaú, onde foram muito aplaudidos pelos jauenses que estiveram no local.
Jovem Banda Velha Guarda – integrantes
O Rei - Roberto Carlos Marangoni – Edson A. Marangoni (tecladista)
TernurinhaVanderléa Marangoni – Katia C. Baccarin Marangoni (Responsável Musical e Contatos Comerciais)
TremendãoErasmo Carlos Fava – Francisco Fava