Família Zanelli é campeã e vice individual de Bocha no município

Publicado em: 30/01/2008 00:00

O pai José e o filho Edson ganharam o acirrado 3º Campeonato Individual de Bocha de Bocaina, promovido pela Prefeitura entre outubro e dezembro passado, com a participação de 24 bochófilos do município
O 3º Campeonato Individual de Bocha Sintética denominado “”Benedito Zanelli” do município teve como campeão e vice-campeão, respectivamente, o filho e o neto do homenageado.
José Aparecido Zanelli, 53 anos, filho de Benedito, sagrou-se campeão e seu filho Edson Ricardo Zanelli, 29 anos, ficou com o vice-campeonato, promovido pela Prefeitura e disputado entre outubro e dezembro de 2007.
O campeonato foi difícil e a disputa acirrada: 24 bochófilos bocainenses disputaram troféus e medalhas, com jogos todos os sábados na quadra de Bocha Sintética, construída pela prefeitura.
A final do campeonato de bocha  – entre o pai José e o filho Edson – foi simbólica. Edson abdicou de disputar o título de campeão em homenagem e gratidão a seu pai, que lhe ensinou o esporte ainda quando tinha 11 anos de idade.
De avó para pai, de pai para filho
A tradição e gosto pelo bocha da família Zanelli vem do avó Benedito, desde os anos 50.
“Sou muito grato a meu pai pelos ensinamentos do bocha. Seria muito difícil para eu disputar o título com quem sou profundo admirador”, explica Edson.
Seu pai, José, joga bocha desde seus 16 anos de idade. E não pretende parar.
“Acompanhava meu pai (Benedito) nos jogos no bar Tremembé, do Ernesto Cassaro, ainda em 1969. Aprendi e gostei e jogo até hoje e quero continuar passando essa tradição para minha família”, comenta José Zanelli.
Computador X Máquina de escrever
Perguntado sobre diferenças de jogo entre a nova cancha de sintético, construída pela prefeitura, e a de areia, existente anteriormente, Edson é enfático.
“Comparar a cancha de sintético com a de areia é o mesmo que comparar o moderno computador com a máquina de escrever. O sintético é muito superior e permite melhora da performance do bochófilo”, explica Edson.
“Quadra de sintético é nota 10. É muito mais fácil jogar”, acrescenta José.