Kiko inicia construção de 152 casas populares em Bocaina.

Publicado em: 18/03/2008 00:00

O total de recursos já repassado pelo Governo do Estado é de R$ 3.876.000,00; serão erguidas residências populares – com três dormitórios, placas de energia solar, calçadas ecológicas, muro e laje - da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), em uma área de 59,7 mil metros quadrados do município.
O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), deu o pontapé inicial para a construção de 152 unidades habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), da Secretaria de Estado da Habitação, no município.
Ele autorizou e teve inicio hoje, dia 18, as obras de terraplanagem na área denominada Jardim São Pedro, ao lado da avenida Antonio de Souza, onde serão construídas as 152 unidades habitacionais, com três dormitórios, placa de energia solar, calçada ecológica e laje, pedido do prefeito ainda em 2006 e atendido pela companhia habitacional do Governo.
A área adquirida em 2006 pela Prefeitura, e repassada à CDHU, possui 59.726,43 m2; terá espaço institucional e três espaços de lazer. As residências terão 53 m2.
A terraplanagem deverá demorar 30 dias e está sendo feita por empresa de Pederneiras, que ganhou licitação pública da Prefeitura.
A seleção das famílias e sorteio das 152 residências populares já foram feitos pela CDHU e Prefeitura em setembro de 2006.
O prefeito Kiko Danieletto estima que a construção das casas deve começar após o feriado de 21 de abril.
Sistema alternativo
O prefeito aguarda definição do Secretário de Estado de Habitação, Lair
Krahenbuhl, de sua proposta sobre duas questões para adoção de sistema alternativo de construção das 152 casas populares em Bocaina
A primeira questão: Kiko propôs uso de material alternativo para fazer as casas – blocos de “Poliestireno Expandido”- sigla E.P.S. – um subproduto da indústria petrolífera, que substitui totalmente o tijolo de argila, e que já é utilizado nos Estados Unidos e Europa.
O bloco de Poliestireno Expandido é material anti-incêndio, acústico e protege o ambiente de oscilações de temperatura. Os blocos do produto, encaixados um nos outros – são preenchidos de ferro e concreto, tornando a construção muito mais rápida.
Em Bocaina, o prefeito construiu a escola municipal “Maristela Marta Moreto”- inaugurada em agosto de 2007, com esse material alternativo.
Segunda: o prefeito está tentando convencer a CDHU de substituir a construção original em mutirão das famílias pela contração de empresa especializada. Com isso, as casas seriam construídas com mais rapidez, eficiência, beneficiando os mutuários.