Bocaina inaugura portal com Escultura de São João Batista.

Publicado em: 09/04/2008 00:00

O prefeito Kiko Danieletto (PV) entrega a obra na sexta-feira, às 20 horas, na avenida Enio Inforzato; ela foi feita pelos artistas plásticos Laranjeira (de Bauru), e Renoaldo Francisco Kazmarek (de Jaú), com recurso de emenda parlamentar do deputado federal, Nelson Marquezelli, que confirmou presença no evento.
O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), inaugura na sexta-feira, às 20 horas, o Portal de escultura de São João Batista - que terá iluminação - na avenida Enio Inforzato, entrada principal da cidade, de quem vem de Jaú-Bauru.
É o primeiro portal do município de Bocaina. Foi construído com recursos de R$ 60 mil da emenda parlamentar do deputado federal, Nelson Marquezelli (PTB), que confirmou presença na inauguração.
Todo o projeto do portal foi feito pelo artista plástico Renoaldo Francisco Kazmarek, de Jaú.
Já o conjunto da  escultura foi projetada e feita pelo artista plástico José dos Santos Laranjeira, professor universitário do Departamento de Artes da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Bauru, onde colabora em cursos como Design, Arquitetura e Licenciatura em Artes Plásticas (ver currículo anexo).
“Faltava ao nosso município um portal bonito, que representasse nossas tradições culturais e religiosas. Conseguimos fazer o primeiro, que foi todo pensado e arquitetado por artistas plásticos excelentes. Agradeço ao deputado Marquezelli pelo recurso para nosso portal”, afirma Kiko Danieletto.
São João Batista é o padroeiro do município, cuja igreja matriz leva seu nome e possui acervo artístico de importantes 13 telas sacras de Benedito Calixto, de 1924-1927, que estão sendo restauradas. Bocaina fica localizada no centro geográfico do Estado, a 69 quilômetros de Bauru e 310 da Capital.
Simbologia da Escultura
De acordo como Laranjeira, o conjunto monumental possui aproximadamente 09 metros de altura com pedestal e é integrado pela figura do Santo pastor, que fica voltado para quem chega à cidade, com um pequeno cordeiro, direcionando sua visão para o centro da cidade.
A atitude de ambos não é aleatória. Ao contrário, foi planejada e determinada pelo artista com a intenção de estabelecer significados relevantes à expressividade da obra.
Segundo Laranjeira, “o São João Batista, em atitude de humildade ao CRIADOR, contempla e assinala o céu como querendo convidar aos visitantes a dimensionar a espiritualidade”.
O pequeno cordeiro, que a iconografia cristã, representa a figura de Jesus Cristo, encontra-se sentado e olhando pela cidade.
Tradição dos tempos do café
O artista Kazmarek também explica que dos lados da escultura foram construídos dois pilares, lembrando às entradas de antigas e imponentes fazendas cafeeiras da região, cujos lampiões iluminam o caminho, numa atitude de respeito e cuidado com os transeuntes e visitantes, sendo seu lume o símbolo da força viva dos que aqui passaram e deixaram suas marcas.
“Nas faces dos pilares, fizemos réplicas dos ornatos das janelas das casas da cidade, criados no passado pelos imigrantes italianos, hábeis construtores e artesãos, que nos legaram esse delicado referencial neoclássico:, comenta ele.

Vestes do Santo
O professor Laranjeira, da Unesp-Bauru, conta que na execução do trabalho escultórico, os procedimentos técnicos empregados foram processos que incluem trabalhos tradicionais como Modelagem, Moldagem e Fundição para os corpos de concreto armado, e Modelagem e Soldagem de metais para o Aço Inoxidável nas vestes do Santo.
No conjunto escultórico foram empregados como materiais construtivos o concreto e o aço inoxidável por serem materiais de alta resistência, durabilidade e de uso freqüente na arte contemporânea.
Pesquisa histórica
Laranjeira realizou uma extensa pesquisa sobre a representação imagética de “São João Batista” ao longo da história da Arte nos últimos dois mil anos, que serviram para dar referências e embasamento à realização de sua proposta.
Ao criar e projetar um trabalho artístico para integrar-se ao projeto urbanístico de natureza pública, ele diz estar certo de contribuir ao estabelecimento de um marco referencial da cultura e da formação estética no ambiente urbano da cidade e da região.
“As obras de arte quando instaladas em lugares públicos são elementos ativos da vida cultural e do convívio social. Constitui-se, portanto, numa iniciativa que pretende entre outras coisas demarcar a identidade social e religiosa do povo local”, conclui Laranjeira.