"Esquadrilha da Fumaça" se apresenta em Bocaina no dia 23 de Maio.

Publicado em: 22/04/2008 00:00

O prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), recebeu hoje em seu gabinete o capitão Costa Mattos e o sargento Elias, da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), que confirmou show de acrobacias e manobras na tarde do dia de aniversário dos 117 anos de Bocaina.
Pela primeira vez em sua história, Bocaina terá apresentação acrobática da “Esquadrilha da Fumaça” da Força Aérea Brasileira (FAB). Será às 15 horas do dia 23 de maio (sexta-feira), quando o município completará 117 anos.
O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o kiko Danieletto (PV), recebeu hoje à tarde em seu gabinete o capitão Costa Mattos e o sargento Elias, da “Esquadrilha da Fumaça” da Força Aérea Brasileira (FAB), acertando detalhes do show gratuito de apresentação no município. No início do ano Kiko havia encaminhado pedido ao comando da Academia da Força Aérea de Pirassununga a apresentação da “Esquadrilha da Fumaça” no aniversário do município, tendo confirmado hoje o evento.
A Esquadrilha da Fumaça fará apresentação traz oito aviões, mas fará apresentação com 7 aviões, - com 22 seqüências de manobras e 55 acrobacias, como coração entre muitas, e escreverão no céu “Parabéns Bocaina”. Serão 40 minutos de show.
A prefeitura garantiu a infra-estrutura do evento: ambulância, Corpo de Bombeiros e som, com locutor oficial da FAB, que narrará as acrobacias os aviadores.
A Prefeitura espera a presença de 8 mil pessoas no evento.
“Somos muito gratos à FAB e estamos orgulhosos por nos atender, já que há muitas cidades na fila de espera, aguardando exibição. É um show fantástico de perícia e competência de nossos aviadores que merece ser visto por todos”, diz Kiko Danieletto.
Show aéreo
O capitão Costa Mattos, da Esquadrilha da Fumaça da FAB, escolheu o lugar do show aéreo, com melhor visibilidade para o público assistir: será nos altos da cidade, em frente ao ginásio de esportes Dedé Megale, no bairro José Tonon.
Ele realizou vôo sobre Bocaina na chegada, antes de aterrizar no Morro Vermelho, em Jaú - e na volta à Pirassununga, chamando a atenção da população.
Algumas manobras dos aviadores são: VZero, Tonneau Bamil, Cruzamento com Tonneau Lento, Espelho, formatura concorde, vôo invertido, looping em linha de frente, o Tonneau de cobrinha e a Bomba.
De acordo com o capitão, a Esquadrilha usa os aviões T-27 Tucano, de velocidade máxima de 525 km/h, comprimento de 9,86m, envergadura, 11,14m, com sistema de fumaça e assento ejetável.
O Capitão Mattos estará voando em Bocaina no dia 23. Ele é piloto de ataque, com 3.500 horas de vôo e 200 demonstrações. É mineiro de Lagoa Santa.
História da Esquadrilha da Fumaça
Segundo a FAB, A Esquadrilha da Fumaça realizou sua primeira exibição oficial no dia 14 de maio de 1952.
Tem atualmente com mais de 3.100 demonstrações realizadas no Brasil e no Exterior.
“Aeronaves pilotadas por uma equipe cujo destemor e o orgulho são resultantes não só de confiança mútua desenvolvida ao longo dos treinamentos, como também, da certeza de estarem representando a Instituição que prima pela eficiência na defesa da soberania do espaço aéreo de nossa pátria”, diz texto da Revista Esquadrilha da Fumaça 2008, entregue ao prefeito de Bocaina.
Esquadrilha da Fumaça  - www.fab.mil.br