Treze municípios discutem capacitação de gestores ambientais em Bocaina.

Publicado em: 23/04/2008 00:00

Hoje e amanhã, representantes das prefeituras de Bauru, Bariri, Bocaina, Brotas, Dois Córregos, Iacanga, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Presidente Alves, Promissão e Paraguaçu Paulista estão debatendo o tema do seminário, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, da Comissão Tripartite do Estado – através da Associação Paulista dos Municípios (APM).
Representantes de 13 prefeituras da região central do Estado, reunidos hoje e amanhã em Bocaina, 69 quilômetros de Bauru, participam do Programa Estadual de Capacitação de Gestores Ambientais e conselheiros do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, da Comissão Tripartite do Estado, através da Associação Paulista dos Municípios (APM).
O seminário visa capacitar gestores públicos, conselheiros ambientais e técnicos das Câmaras dos Vereadores visando ajudar na compreensão e funcionamento do SISNAMA, além de promoção de desenvolvimento de mecanismos para a gestão ambiental integrada, e na criação de sistemas de comunicação nos três níveis de Governos.
Bauru, Bariri, Bocaina, Brotas, Dois Córregos, Iacanga, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Presidente Alves, Promissão e Paraguaçu Paulista enviaram representantes ao evento.
Ação conjunta
Na abertura hoje de manhã, o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), destacou a importância do curso de capacitação de gestores ambientais para as prefeituras e elogiou a participação da APM no evento.
“Os municípios têm que agir conjuntamente nas questões ambientais, e também com o Estado e a Federação. O curso é importante para treinamento de nossos gestores ambientais, sua integração e visão do conjunto das ações de defesa do meio ambiente”, comentou Kiko Danieletto.
Os temas do evento são: estrutura e funcionamento do SISNAMA, instrumentos de gestão e compartilhamento de competências, participação e mobilização social e financiamento do sistema – a sustentabilidade do sistema municipal, os fundos disponíveis e legislação.