Banda Carlos Gomes toca na madrugada do Dia do Trabalho em Bocaina.

Publicado em: 28/04/2008 00:00

A cidade acorda às 5 horas da manhã com a chamada “Alvorada”, a banda nas ruas tocando músicas festivas e sendo recebida pelos moradores em suas residências com alegria, vinho, bolo e café; tradição que completa 120 anos.
O Dia do Trabalho, 1º de Maio, é comemorado com muita música, festa, alegria e paz em Bocaina, município com 10.299 habitantes, localizado no centro geográfico do Estado de São Paulo.
Colonizada e fundada por imigrantes italianos, Bocaina acorda às 5 horas da manhã, com rojões, anunciando a chamada “Alvorada”.
A “Alvorada” é um evento musical da centenária Banda “Carlos Gomes, músicos que saem pelas ruas da cidade tocando marchas e músicas italianas e brasileiras para comemorar o Dia do Trabalho.
Eles são recebidos nas residências com vinho, bolo, café, bolacha e até cerveja, e muita alegria. A banda também percorre os bairros periféricos da cidade no dia 1º de Maio, mantendo uma tradição italiana da época. O evento dura até às 10 horas da manhã.
História da Banda
A Banda musical “Carlos Gomes” teve início em 1888, formada por imigrantes italianos, quando Bocaina ainda era o vilarejo Arraial de São João Batista. A primeira apresentação oficial e pública da banda foi em 23 de junho de 1890, na festa de São João, sob a regência de Arthur Perondi.
Em 1908 a banda teve mudança de nome para corporação musical “ Príncipe Piemonte”. Em seguida, mudou novamente para “Gomes Verdi”, sob a regência do maestro Francisco Gioiosia.
Em 1927, assume a banda o maestro Túlio Ghiselli voltando a denominação de origem para “Carlos Gomes”.
Antigos músicos
Na Banda Carlos Gomes desde 1952, os músicos Elias Pereira, 73 anos, e Dirceu Pizzo, 71 anos, participam da “Alvorada”.
Eles dizem que essa tradição – de sair para tocar no dia 1o de maio às 5 horas - não pode acabar, porque faz parte da cultura e da história do povo  bocainse. A banda já teve 35 integrantes nos anos 50 e 60, mas hoje só tem 5 remanescentes dos anos 50. A Carlos Gomes é reforçada para a Alvorada com mais 6 músicos jovens da Banda Marcial de Bocaina, mantida pela Prefeitura.
Imigrantes
A “Alvorada” é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho.
Teve início em 1888, na Fazenda Santana, 3 anos antes da vila Arraial São João Batista de Bocaina transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos saíam na fazenda Santana tocando músicas e bebendo vinho.
“A Alvorada é um evento histórico de Bocaina. A Banda Carlos Gomes tem mantido essa tradição com muito esforço e dedicação. O evento é de paz, harmonia e festa para todos os trabalhadores do país”, diz o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV).
A banda toca marchas músicas alegres, acordando as famílias, que abrem as portas e janelas de suas casas para receber os músicos com café da manhã.

Bocaina possui dezenas de casarões antigos do início do século XX que estão sendo restaurados. Possui 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto em sua igreja matriz, que também se encontram em processo de restauração, através da Lei Rouanet.
Bocaina - Município localizado no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 310 km da Capital, 69 de Bauru; tem uma população de 10.299 habitantes, de descendência italiana.
Bocaina possui as principais 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1927, na igreja matriz de São João Batista.
Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900.
O município é banhado pelas águas serenas do Rio Jacaré-Pepira – o mesmo de Brotas, onde há corredeiras exploradas pelo turismo local; rio este um dos menos poluídos do Estado.
A economia local gira em torno de empresas de produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de couro e  da cana-de-açúcar.