Bocaina restaura tela "Anunciação de Nossa Senhora", de 1924, de Calixto.

Bocaina restaura tela "Anunciação de Nossa Senhora", de 1924, de Calixto.


Publicado em: 22/10/2008 00:00

Whatsapp

 

É a décima tela sacra do pintor – das 13 existentes na igreja matriz de Bocaina - que está sendo restaurada, sob patrocínio da OHL-Centrovias através da Lei Rouanet, trabalho executado pelo Ateliê Raul Carvalho, da Capital.
Bocaina (310 quilômetros da Capital) está fazendo a restauração de mais uma tela sacra do pintor Benedito Calixto, do acervo das 13 obras de arte que se encontram na igreja matriz de São João Batista.
Realizado pelo especializado Ateliê Raul Carvalho, da Capital, o restauro é sob a tela “Anunciação de Nossa Senhora”, de 1924 – 120 X 183 cm, que tem inscrições em latim “Ave Gratia Plena” (Ave cheia de Graça).
A restauração dessa tela sacra de Calixto é patrocinada pela OHL-Centrovias, através da Lei Rouanet.
É a quinta tela restaurada do pintor bancada pela OHL-Centrovias, empresa, concessionária rodoviária. As outras foram: “Caminhos de Emaús”, de 1925; “Transfiguração de Cristo”, 1925; e “Maria e Isabel”, de 1925, e “Assunção de Nossa Senhora”, 1925.
Mas a OHL-Centrovias já depositou recurso para a restauração de mais uma tela, que somará no total 6, quase metade das telas de Calixto da igreja matriz de Bocaina. Esse trabalho deve acontecer ainda até o final do ano.
Das 13 telas de Calixto na igreja matriz, essa é a décima que é restaurada nos dois últimos 18 meses, projeto de preservação do patrimônio histórico e cultura de iniciativa do prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV). Até o início de 2009, todas as 13 telas estarão restauradas.
Problemas comuns
As restauradoras Maria José Kretchetoff e Silvia Kretchetoff, do Ateliê Raul Carvalho, trabalham intensamente sob a tela.
De acordo com Maria José e Silvia, a tela apresenta pequenas trincas superficiais, estão “craqueladas”.
Para corrigir o “craquelamento” as restauradoras estão fazendo a fixação da camada pictórica para não ocorrer perdas, antes mesmo antes da limpeza de sua superfície”. Craquelamento, explicam as irmãs Kretchetoff, são tipos de trincas na tela, que também ameaçam seu desgrudamento da parede da igreja.
A “Anunciação de Nossa Senhora” está razoavelmente conservada. São naturais as deformações causadas pelo tempo”, avalia Maria José Kretchetoff. A restauração dessa tela deve durar mais 7 dias.
Feito uma fixação com assentamento dessas trincas, podem-se fazer também pequenos retoques em pontos oxidados, por exemplo, por dejeto de insetos, que corroem a pintura.
Na finalização do trabalho de cada tela é aplicado um verniz importado especial para fixação e proteção, usado nos EUA e Europa.  
Louvre de Paris
Os produtos químicos usados na restauração das 13 telas de Calixto são os mesmos utilizados no Louvre, de Paris, nos EUA, Japão e na Europa.
Todos os materiais usados são facilmente reversíveis para novos processos de restauro, argumenta Raul Carvalho.
Não são usadas tintas comuns, existe um código de ética dos restauradores profissionais.
“Os pigmentos importados fabricados para restauração de obras de arte evoluíram muito nos últimos 10 anos. Há testes de durabilidade em laboratórios de até 100 anos”, explica ele.     
        
Experiência
Raul Carvalho e sua equipe têm vasta  experiência em restaurar telas de pintores famosos, como Portinari, Di Cavalcanti e Calixto. Trabalham há 15 anos no ramo.
Outras obras de Calixto em São Paulo passaram pelas suas mãos.
“Restaurar é preservar o original da obra de arte. Restaurador não cria nada, não inventa nada e nem apaga. É um trabalho extremamente técnico e minucioso”, diz o profissional.      
Benedito Calixto
Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém em 1853 e aos 18 anos já começou a pintar e expor seus quadros na Capital. Mudou-se para Santos e decorou o Teatro Guarani. De 1883 a 1885 estudou em Paris. Voltou para o Brasil e foi morar em São Vicente.
Por que Bocaina?
Calixto foi convidado a pintar em 1923 telas para a igreja de Jaú (SP). Teve um desentendimento com o padre da paróquia e foi convencido pelo cônego português, José, da igreja matriz de Bocaina, a fazer sua obra para a paróquia local.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25