TODOS CONTRA A DENGUE

TODOS CONTRA A DENGUE


Publicado em: 09/04/2015 00:00

Whatsapp

 

O combate e a prevenção à Dengue, é uma responsabilidade, não somente dos órgãos públicos, mas de toda a população. O mosquito da dengue ( Aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, ou seja, água parada limpa ou pouco poluída.

A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução da doença. Para evitar criadouros e a proliferação do mosquito da dengue é preciso que todos sejam adeptos às medidas de prevenção.

A prevenção é a melhor arma contra a doença então devemos tomar algumas atitudes necessárias como:

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- Os pratinhos de plantas devem estar sempre secos ou com areia.

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25