Janeiro Branco – Quem cuida das emoções , cuida da vida

Publicado em: 12/01/2017 00:00

Entender o universo que envolve as emoções do ser humano, em um primeiro momento não deixa de ser um desafio.
Como lidar com as perdas. Como lidar com os sentimentos. Porque sou assim. Porque me sinto assim. Perguntas que muitas vezes parecem sem respostas. Emoções quase sempre reprimidas , que merecem uma análise mais completa.

JANEIRO BRANCO- quem cuida das emoções cuida da vida , inicia 2017 , com ações que visam a prevenção da saúde mental , com o acompanhamento  de  profissionais de saúde do município .
Estas ações , tiveram o seu início em 2014 , na cidade de Uberlândia-MG , idealizado por Leonardo Abrão e tornou-se Lei municipal , copiada posteriormente por mais 30 cidades do interior mineiro.

Devido ao grande sucesso  e por uma crescente demanda psicológica , elegeu-se portanto , Janeiro, como um mês terapêutico , onde os profissionais de saúde, mais voltados a área de Psicologia , apresentam ações em cada município , visando um maior conhecimento das diversas fases de cada emoção .

Bocaina registrou em 2016 , um alto índice de tentativas de suicídio , e segundo o departamento de saúde , existem casos em acompanhamento , com predisposição , porém com ações já em andamento , buscando minimizar esta incidência.

Levantamento regional de 2016 , colocou Dois Córregos como primeiro lugar em tentativas de suicídio e Bocaina , figura em segundo lugar .

“O suicídio é um ponto final para aqueles que não conseguiram lidar com suas próprias emoções , e buscaram a maneira mais fácil , mais rápida , o que na verdade não deve acontecer de forma alguma”, explica Daniela Megale , psicologa da rede municipal , que elencou a importância da formação de grupos de debates, de acompanhamentos e palestras com o objetivo de informar a população,além de  programas de auxílio para aquelas pessoas que por algum motivo , apresentem características de predisposição ao suicídio , autoestima reduzida, fatores emocionais abordados durante esta campanha, para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.
Para saber um pouco mais sobre o JANEIRO BRANCO, procure o Centro de Saúde ou ligue 3666-1266 e informe-se sobre as ações.  AME A VIDA.CUIDE DE SUA MENTE.