ALVORADA – DIA DO TRABALHO

Publicado em: 29/04/2015 00:00

Uma das tradições mais antigas de Bocaina estará se repetindo nesta sexta-feira (01), feriado do Dia do Trabalho. É a alvorada musical realizada pela centenária banda Carlos Gomes pelas ruas da cidade, marcando também a abertura da programação oficial de aniversário do município, comemorado no dia 23 de maio.

A apresentação dos músicos terá início às 6h, em frente ao cine Jequitibá, de onde percorrerão algumas ruas do centro histórico da cidade, passando pela Câmara Municipal,dali seguindo para alguns bairros da parte alta da cidade, onde a apresentação costuma ser encerrada por volta das 10h30.

No trajeto percorrido pela banda, alguns moradores recepcionam os músicos com mesas de café da manhã montadas nas calçadas de suas residências. Apesar de feriado, muitos moradores acordam cedo nesse dia, seja para acompanhar a banda em todo ou seu trajeto ou para saudá-la das janelas ou das calçadas.

TRADIÇÃO

A tradição da Alvorada musical foi trazida por imigrantes italianos à Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho e teve início em 1888, na fazenda Santana, três anos antes da vila São João Batista transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos saíam da fazenda Santana tocando músicas e bebendo vinho.

O prefeito José Carlos Soave (PSB) coloca a tradição da Alvorada do Dia do Trabalho no mesmo patamar de importância da passagem do braseiro de São João, evento mais concorrido da festa do santo padroeiro do município.

"Ambas são tradições que nasceram antes mesmo da existência de Bocaina como município. Tiveram origem nas fazendas e ganharam a cidade, sendo preservados de geração em geração pelos bocainenses. Temos que nos orgulhar disso e fazer tudo o que for possível para levar adiante essas tradições de nossa cidade", diz Soave.