Informação de Utilidade Pública

Publicado em: 06/08/2015 00:00

1º) Assunto: Caçambas Gratuitas

A Prefeitura de Bocaina através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente comunica a toda a população que já está disponível o agendamento para a utilização de caçambas gratuitas para a coleta e destinação dos resíduos inertes.

Quem pode solicitar a caçamba gratuita? Qualquer pessoa física ou jurídica, que necessitem dispor os seguintes resíduos:

a-Limpezas de quintal (folhas, galhos secos, gramas, podas, etc);

b-Móveis velhos (sofás, camas, colchões, armários, etc);

c-E resíduos resultantes de pequenos reparos;

d-Em relação aos Resíduos da Construção Civil (construção de casas, reformas e demolições) é necessário alugar uma caçamba, sendo que a destinação dos resíduos é de inteira responsabilidade dos geradores (proprietários do imóvel ou responsáveis pela obra);

Lembrando que a disposição de resíduos de construção civil em locais inadequados, contribui para a degradação da qualidade ambiental, promove um impacto visual negativo tanto no aspecto social quanto ambiental, além de favorecer abrigo e refúgio para animais peçonhentos.

Para maiores informações ligar na Garagem Municipal no telefone = 3666-8004 falar com Guilherme.

2º) Assunto: Queimadas (Incêndios Florestais e Coberturas Vegetais)

Nós estamos no período estiagem (entre maio e outubro) ou seja, um período de insuficiência de precipitação pluviométrica, pouca chuva, ar seco e baixa umidade relativa do ar, o que favorece as queimadas, além do prejuízo ambiental (emissões de gases do efeito estufa, fuligem, sequidão, perda de fauna e flora, uso de grande quantidade de água) ocorre também grandes complicações na qualidade de vida das pessoas afetando diretamente a saúde, principalmente as crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Desta forma, pedimos a população que:

a-Mantenham seus terrenos limpos não atear fogo em terrenos baldios, e não queimar lixos;

b-Não jogar bitucas de cigarro, não soltem balões, papel de balas aluminizado em beiras de estrada;

c-E o produtor rural deve sempre manter um aceiro para preservar sua plantação a salvo;

Bocaina possui uma Brigada Municipal composta por 10 funcionários públicos que são voluntários que prestam esse tipo de serviço à população, que desde o ano passado está recebendo capacitação, passando por treinamento com a Defesa Civil do Estado e com o Corpo de Bombeiro. Nós contamos com 1 caminhão pipa que foi resultado de um convênio da Prefeitura com recursos do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) e equipamentos de combate a incêndios (bomba costal, roupas de proteção contra incêndios, abafador, foice).

Em caso de incêndio criminoso, sempre que o munícipe presenciar um foco de incêndio avise imediatamente a Brigada Municipal no telefone 3666-8004 ou 3666-3005 falar com o Guilherme Milani que é o atual Coordenador da Defesa Civil de Bocaina que irá acionar a Brigada Municipal para que ela tome as devidas providências, caso o incêndio seja de grandes proporções a própria Brigada Municipal irá acionar o Corpo de Bombeiro de Jahu, visto que nessa época há um aumento no número de ocorrências, então o 1º passo é acionar a Brigada Municipal que chegará no local mais rapidamente e aí se for o caso nós pediremos o auxílio do Corpo de Bombeiro.

Caso a pessoa seja pega (seja através de flagrante ou denúncia) ateando fogo ela pode ser enquadrada na Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais que dispões sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades que causem danos ao meio ambiente, no Art. 54 diz: “...que é crime causar poluição de qualquer natureza...” e no Art. 41 refere-se diretamente as matas, florestas e outras formas de vegetação. Além disso o Código Florestal também traz punição aos incêndios provocados em coberturas vegetais.

Portanto não provoque queimadas, ela é um desrespeito ao meio ambiente, ao próximo a você mesmo.