Vigilância Sanitária realiza ação sobre riscos causados por capina química

Vigilância Sanitária realiza ação sobre riscos causados por capina química


Publicado em: 23/10/2015 00:00

Whatsapp

 

A Vigilância Sanitária Municipal (VSM) promoveu, no dia 20 de outubro uma ação orientativa em Bocaina, que marca a Campanha Estadual de Eliminação da Capina Química.

“Esse primeiro momento é educativo. Divulgamos o material, pagamos boa parte do comércio e a ação foi bem produtiva. Esperamos alcançar boa parte da população”, destaca Ana Lucia Sene de Carvalho, coordenadora do órgão.

De acordo com ela, contando ainda com ajuda da imprensa local, a intenção é atingir um número ainda maior de pessoas. “O objetivo é mostrar os riscos que a capina química traz à saúde. A pessoa usa porque acredita ser algo comum”, frisa.

Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde, a capina química consiste na remoção de plantas invasoras ou daninhas por meio de produtos químicos, o que, segundo Ana, é proibida. “Hoje, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não regulamenta a prática de capina química na área urbana e periurbana”, ressalta.

A coordenadora da VSM lembra ainda que além de oferecer riscos à saúde humana, principalmente para criança, que geralmente fica mais exposta ao solo, o uso da capina química pode ocasionar riscos à saúde animal. “Até o animal de estimação pode ser contaminado através da água, da comida, enfim”, detalha.

Por fim, ela alerta que a Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o glifosato, o agrotóxico mais vendido no Brasil, como provável agente cancerígeno.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25