Odontologia Municipal de Bocaina promove prevenção ao Câncer Bucal no Lar Vicentino dia 20 de Novembro 2015

Publicado em: 11/11/2015 00:00

Os internos do Lar Vicentino (Asilo) terão a oportunidade de fazer também uma avaliação da cavidade bucal com dentistas da rede municipal. A ação, que será realizada durante o período da tarde, tem o objetivo de fazer a detecção precoce de câncer bucal, que é mais comum na faixa etária de acima de 60 anos.

Os casos suspeitos de câncer serão agendados para reavaliação e, confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento. A avaliação, já é realizada rotineiramente nos atendimentos odontológicos nas UBS's, e está estendendo as entidades da cidade, iniciando pelo Lar Vicentino, segundo a diretora de Saúde Municipal, Priscila kakoi Gasparoto.

A diretora Priscila, ressalta o aumento da incidência do câncer de boca nos últimos anos, cujos principais fatores de risco são: álcool, fumo, sol excessivo, má higiene oral, próteses dentárias mal-adaptadas, dentes fraturados e herpes tipo I."Por isso a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença", completou.

Mesmo que os idosos não possuam dentes, devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade. "No auto-exame da boca as pessoas devem procurar feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem em até 15 dias. Ao constatar qualquer alteração, a recomendação é procurar o dentista", explica a diretora.