Diretoria de Saúde realiza Semana de Mobilização contra o AEDES AEGYPTI

Publicado em: 28/11/2018 10:50

A Diretoria de Saúde do município de Bocaina está realizando a Semana de Mobilização contra o mosquito AEDES AEGYPTI , com ênfase na eliminação de criadouros do mosquito.

Nesta semana , de 26 à 30 de novembro , a ação acontece nas repartições municipais , com a presenças dos agentes , vistoriando e recomendando aos funcionários , as atitudes positivas e simples para evitar recipientes que acumulem água e também disseminando informações de como se combater diariamente o mosquito , com medidas simples e de rotina.

Esta mobilização segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias –SUCEN setor Bauru.

“ Estamos intensificando nossas ações , primeiramente nos prédios próprios para eliminar possíveis criodouros e passar informações importantes para os nossos colaboradores municipais”, enfatizou Kellen Carinnatto, diretora de saúde de Bocaina.

“Recebemos as determinações através de ofício da secretaria estadual e colocamos em prática e na segunda fase desta mobilização , continuaremos o nosso trabalho, como já vem sendo fieto diariamente , onde nossos agentes percorrem os bairros , promovendo as açoes pertinentes quanto aos cuidados contra o mosquito”, disse Kellen.

Orientação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

“ O controle dos criadouros do mosquito depende do engajamento da população alinhada ao poder público , nas ações de vigilância e controle dos vetores.

Por isso , União , Estados e municípios e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito AEDES AEGYPTI .

A orientação da campanha é para que toda a população , de uma forma geral, as famílias, determinem o sábado como dia de combate aos focos. Com apenas 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com recipientes que acumulem água parada, que é o ambiente favorável para a procriação deste vetor.

CUIDADOS COM ESCORPIÕES

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos.

Os escorpiões não gostam de claridade. Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem.

Os escorpiões vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.

Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos(buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).

Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos(baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.

COMO PREVENIR ACIDENTES:

Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado.

Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. CUIDADO ao mexer em caqueiros e xaxins.

Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.

Os Dez Mandamentos da Prevenção

1. Evite acumular lixo e entulho perto de casa;

2. Tape as frestas e buracos das paredes;

3. Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;

4. Não guarde objetos embaixo das camas;

5. Afaste as camas das paredes;

6. Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;

7. Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando;

8. Use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido;

9. Cuidado ao trabalhar com carregamentos de lenha, madeira tijolos e telhas;

10. Preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões;

​​​​​​​Em caso de acidentes com escorpiões , procure imediatamente o Pronto Socorro. Maiores informações , ligue 3666-8620.