Dia de Combate à Aids alerta para uso de preservativos e teste rápido de HIV

Dia de Combate à Aids alerta para uso de preservativos e teste rápido de HIV


Publicado em: 04/12/2018 07:30

Whatsapp

 

No ultimo sábado, 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial Contra a Aids. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1988 para conscientizar a todos sobre a pandemia de Aids no mundo e estimular o debate sobre a prevenção e tratamento.

A Aids e o HIV - HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, responsável por causar a Aids. Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Dessa forma, a pessoa pode ser portadora do vírus sem desenvolver a doença.

O HIV é encontrado no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus, e mesmo sem apresentar sintomas pode ser transmitido durante relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema de defesa dos seres humanos, sem eles o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer.

Como se pega o HIV:
Fazendo sexo vaginal, oral ou anal sem camisinha, com alguém infectado;
Compartilhando agulhas e seringas;
Da mãe para o filho, durante a gravidez, no parto ou na amamentação;
Através de transfusões de sangue contaminado pelo HIV. Daí a importância de só receber sangue testado para o HIV e outras doenças;
Outra forma menos frequente de transmissão se dá através de materiais perfurocortantes contaminados pelo HIV, utilizados na aplicação de tatuagens, injeções, nos serviços de manicure e barbeiro (principalmente alicates, navalhas e lâminas de barbear), instrumentos odontológicos e cirúrgicos, entre outros.
Como não se pega Aids? - A Aids não é transmitida em banhos de piscina, vasos sanitários, maçanetas, banco de ônibus, nem sentando ou pisando em locais quentes ou frios. Também não se pega através de abraços e apertos de mão.
Como evitar a Aids?
Usando sempre camisinha em qualquer tipo de relação sexual (anal, oral ou vaginal), seja homem com homem, mulher com mulher ou mulher com homem;
Não compartilhando agulhas ou seringas;
Recebendo somente transfusão de sangue testado;
Evitando contatos com objetos perfurocortantes não esterilizados.

No município de Bocaina , todas as unidades de saúde estão preparadas para oferecer informações importantes quanto a prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A informação ainda é o melhor remédio. Procure a unidade de saúde mais próxima.

Maiores informações , ligue 3666-8620.

 


Leia também

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25

Diretoria de Administração e Finanças

PREFEITURA DE BOCAINA - SUA OPNIÃO E SUGESTÃO VALEM MUITO - LDO 2025

06/03/2024 16:30

Diretoria de Cultura

BOCAINA REALIZA CARNAVAL 2024

31/01/2024 14:30