BOCAINA RECEBE O TÍTULO DE MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Publicado em: 21/03/2019 16:30

Em cerimônia realizada no Palácio do Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo , o Município de Bocaina esteve representado pelo Prefeito Marco Antônio Giro e pelo Diretor de Turismo , Carlos Alberto Cunha , onde juntamente com mais 42 municípios do estado, receberam o Certificado de Município de Interesse Turístico ( MIT).

Acompanhados de Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento regional, Vinicius Lumertz , Secretario de Turismo e de Cauê Macriz, Presidente da ALESP , o Governador João Dória deu as boas vindas aos 43 novos MITs e elencou as principais diretivas do Governo do Estado em relação aos investimentos no Turismo e chamou a atenção dos prefeitos e gestores para que se apliquem no fomento e desenvolvimento do Turismo em suas cidades.

“ O Turismo em São Paulo será destaque em todo o Brasil nos próximos 3 anos e isso se dará através dos Municípios de Interesse Turístico e das Estâncias Turísticas . O governo do estado vai investir para que as cidades recebam bem os seus turistas, possam oferecer atrativos e gerar empregos e renda. Por isso , cada município deve investir em publicidade, vendendo seu produto e buscando atrair sempre mais turistas , dentro de uma política de competitividade sadia entre os municípios”, disse João Dória.

HANKING DO TURISMO

Um fator que chamou a atenção dos prefeitos presentes e que já havia sido debatido anteriormente , será o Hanking do Turismo , onde cada MIT será avaliado pelas ações aplicadas em cada município e a gerência dos recursos destinados pelo DADETUR.

Dentro do seu pronunciamento , o Governador João Dória utilizou a expressão “ primeira e segunda divisão do turismo” , onde os melhores avaliados poderão subir à condição de Estância e por sua vez, a Estância que obter pior avaliação poderá cair para a posição de MIT.

“ Estaremos trabalhando junto à Secretaria e junto aos municípios para que São Paulo cresça em turismo e geração de renda. Estamos trabalhando com as nossas secretarias e dando sustentação ao nosso projeto. Sejam bem vindos novos MITs. Vamos ao trabalho e contem com o Governo do Estado”, terminou João Dória.

ATRATIVOS EM BOCAINA

Bocaina foi classificada como Muniípio de potenciais turísticos nas áreas de TURISMO RELIGIOSO , devido as 13 Telas Sacras de Benedito Calixto , ornamentando a majestosa Igreja Matriz de São João Batista além das diversas igrejas existentes em Bocaina , sendo algumas delas centenárias e de uma beleza incrível.

TURISMO CULTURAL e HISTÓRICO , onde Bocaina mantém em seu centro histórico , pouco mais de 200 casarões dos tempos áureos do Café Paulista.Alguns imponentes que chamam atenção pela qualidade dos adereços e na arquitetura totalmente preservadas . Fazendas que no passado, foram grandes produtoras de café e amntém ainda , seus terreiros, tulhas e sedes totalmente preservadas , nos fazendo voltar ao tempo , em uma época de grandes barões do café , o chamado Ouro Verde.

A Estação Ferroviária, transformada em Casa do Artesão e Acessa São Paulo , mantém suas características , inclusive com a plataforma de embarque , com a pintura dos trilhos em sua extensão e a rsidência do Chefe de Estação , foi transformada em Biblioteca Municipal , assim sendo um grande local de encontro de famílias e visitantes, devido as opções em gastronomia e diversão em seu entorno.

Bocaina se destaca ainda pela Grandiosa Festa de São João Batista , com a tradicional passagem do braseiro pelos devotos além de toda uma programação , que se estende durante as festividades juninas , sendo palco de shows e recebendo no ultimo ano, pouco mais de 14 mil visitantes numa única noite.

ECO TURISMO

O municpio de Bocaina é banhado pelo Rio Jacaré Pepira em toda a sua extensão e se revela atarvés das belas e preservadas Matas Siliares, que dão um charme todo especial a este braço de águas ainda sem poluição que desaguam no Rio Tietê.

Matas , morros e vales. Trilhas em meio à mata preservada são um convite especial ao arborismo e a prática de moutain bike, onde Bocaina mantém em seu calendário oficial de eventos , um desáfio para os ciclistas apaixonados pela natureza, com percursos de 25 e 50 km.

Um passeio mais que especial , acompanhados de animais silvestres, como macacos pregos, saguis, quatis e toda uma fauna e flora que transformam o município de Bocaina em um grande e próspero preservador dos recursos naturais.

Cachoeiras e riachos que nos convidam ao banho de infãncia são outros atrativos peculiares deste município da região central do estado de São Paulo, margeado por uma importante rodovia , a SP 255, dando vazão para as grandes cidades do interior do estado de São Paulo.

Bocaina integra o Circuito Turistico Regional Caminhos do Tietê e convida para que conheçam o nosso paraíso...Bocaina Paraíso do nosso Brasil.