Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos a ser aplicado no Município de Bocaina

Publicado em: 19/03/2021 16:20

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da geração e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento atuando ao longo de todo o ciclo produtivo — que inclui a extração de matéria-prima, os impactos ambientais associados à produção e o descarte dos resíduos gerados —, buscando um equilíbrio entre os recursos que são consumidos e o que é produzido e descartado.

Os PMGIRS consistem basicamente em um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município. É necessário que se conheça a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final.

"Gerenciar resíduos significa adotar efetiva e sistematicamente um conjunto de ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente .adequada. ... Cada gerador é responsável pelos resíduos gerados, que devem ser segregados na fonte", disse Plínio Marques, Diretor de Meio Ambiente do Município de Bocaina.