Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água


Publicado em: 22/03/2021 11:30

Whatsapp

 

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Município de Bocaina tem uma particularidade muito especial em relação a esta comemoração , pois foi exatamente aqui ,no dia 02 de junho de 2009 ,a assinatura do Pacto das Águas , em cerimônia as margens do Rio Jacaré em comemoração à Semana do Meio Ambiente e contou com a presença do então Governador José Serra , prefeitos de mais de 246 municípios além de de Deputados e autoridades estaduais .Com a assinatura deste importante documento em Bocaina , a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo implantou o Programa Município Verde Azul , em atividade para que cada município desenvolva ações que visam a preservação dos mananciais e do meio ambiente como um todo.

“ Bocaina , segundo um levantamento de Geo – Localização , possui inúmeras e importantes nascentes em sua extensão territorial. Nascentes estas que encontram-se em propriedades rurais e que demandam um grande cuidado. Temos em nosso território municipal , o majestoso Rio Jacaré Pepira, importantíssimo para a nossa Região, visto que é um dos únicos afluentes do Rio Tietê, ainda sem poluição e muito piscoso por sinal. Neste dia , em que comemoramos o Dia Mundial da água, temos o compromisso de zelar e cuidar pelos mananciais de nossa cidade, visando nossas futuras gerações. Água é Vida”, disse Plínio Roberto de Freitas Marques, diretor de Meio Ambiente do município de Bocaina.


Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso.

Portanto , neste dia, e bem como nos demais a partir de hoje, utilize a água com consciência e sem desperdícios.


Leia também

Diretoria de Cultura

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA 2022

21/06/2022 16:07

Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura

Município recebe novos veículos através do Governo do Estado

11/06/2022 14:00

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA: LDO

02/06/2022 14:00

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Metas Fiscais

30/05/2022 11:30