Governo de SP entrega Creche Escola em Bocaina

Publicado em: 23/09/2021 11:00

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,3 milhão na construção; unidade deve beneficiar 70 alunos

Na última  sexta-feira (17/09) o Vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, entregaram mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 159ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município de Bocaina, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,3 milhão da Secretaria da Educação do Estado em parceria com a prefeitura local.

A Cerimônia contou ainda com a presença dos Secretários de Turismo e Viagens, Vinícius Lumertz , da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges , da Justiça Fernando Jośe da Costa  e do Desenvolvimento Regional Marco Vinholli, além de Deputados estaduais e federais que vieram prestigiar o evento .

“Queria destacar a alegria que é estar inaugurando mais uma creche e é sempre importante ressaltar que a cada inauguração reforça ainda mais que o nosso olhar está voltado para o futuro. E hoje estamos mostrando esse olhar e pensamento voltados para o futuro com o anúncio de mais uma creche e de investimentos para a região”, declara Rodrigo Garcia.

“Hoje inauguramos a creche de número 159, ou seja, isso representa um grande avanço e que temos muito mais coisas a fazer pela primeira infância, atendendo os municípios que mais precisam”, afirma Rossieli Soares.

A Creche Escola Nilce Aparecida Frasson da Fonseca tem capacidade para atender 70 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“A Creche Escola é de extrema importância para a formação das nossas crianças, é a primeira forma das nossas crianças, e também para toda a comunidade, para as famílias que se sentem seguras em deixar seus filhos na Creche Escola”, complementa Carla Matar Karam, Dirigente de Ensino da região de Jaú, que abrange o Bocaina.

Na ocasião, também foi feita a entrega simbólica para a Diretoria de Ensino (DE) de um voucher no valor de R$ 15,2 milhões referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Paulista) para o período 2021/2022. Em todo estado, serão R$ 1,2 bilhão repassados em recursos para aplicação direta nas 5,1 mil escolas da rede estadual de ensino.

Nas unidades da DE de Jaú a verba será dividida em R$ 5,1 milhões para manutenção, R$ 889 mil para ciências, R$ 1,4 milhão para o Ensino Médio SP, R$ 420 mil para o PDDE-Maker, R$ 7,3 milhões para climatização e R$ 38 mil para os polos do Centro de Mídias SP (CMSP).

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 490 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 136 estão em execução. Na região de Jaú já foram entregues 18 unidades e uma está em obras com previsão de 130 novas vagas.