BOCAINA ENTREGA OBRAS DE ADEQUAÇÃO EM INFRAESTRUTURA EM ÁREA TURÍSTICA DA PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA

Publicado em: 18/01/2024 15:50

A Prefeitura de Bocaina, Município de Interesse Turístico do estado de São Paulo juntamente com a Diretoria de Turismo entregam nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro , as obras de revitalização e melhorias na Praça Pedro Izar ( Praça da Matriz) , em cerimônia que contará com a presença de autoridades e representantes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Esta obra foi custeada com recursos do segundo convênio firmado junto ao DADETUR/SETUR  dentro do Programa Estadual Município de Interesse Turístico, cujo principal objetivo é o fomento e apoio aos municípios certificados que por sua vez o utilizam para o desenvolvimento e melhorias em seus atrativos , elencados através do Plano Municipal de Turismo .
A Diretoria de Turismo juntamente com o COMTUR Bocaina vem buscando trabalhar em sintonia para que Bocaina se firme ainda mais dentro das diretivas e compromissos firmados para a contemplação de novos convênios que visam estruturar e trazer melhorias aos atrativos, gerando divisas e renda.

Principal Atrativo Turístico juntamente com os casarões

A igreja Matriz de São João Batista, em Bocaina, é depositária de 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto de Jesus. Natural de Itanhaém , Benedito Calixto pintou as telas de Bocaina em 1924 e 1925, e consta que foram seus últimos trabalhos. As telas foram recentemente restauradas e estão tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

Em junho Bocaina festeja o seu padroeiro, São João Batista. Na noite de 23 para o dia 24 à meia noite, devotos passam descalços sobre o braseiro de uma grande fogueira, atualmente acesa em frente à Igreja Matriz. A tradicional e consagrada Festa de São João Batista começa na segunda quinzena de junho e termina em meados de julho.

Investimentos e melhorias para o desenvolvimento do Turismo em Bocaina

"Bocaina mantém sua história e vem investindo cada vez mais como um município de interesse turístico do estado de São Paulo e vem aplicando os recursos que contemplaram a troca de todo o piso antigo e de toda a iluminação, substituída por Led da Praça da Matriz. No interior, foram utilizados pisos intertravados e, na parte externa, ladrilhos hidráulicos.O espaço ganhou estacionamentos em 45 graus e sanitários reformados e ampliados, com acessibilidade. Também houve a construção de um boulevard com iluminação e paisagismo, além de toda melhoria no entorno da praça", declara o Prefeito Marco Antonio Giro.
"No total, foram investidos mais de R$ 1,3 milhão nas obras de revitalização. "Esta é a segunda obra através do MIT (Município de Interesse Turístico), salientando que Bocaina conta com mais dois convênios MIT em andamento", diz o Executivo.
Um dos convênios, ainda de acordo com a Prefeitura, prevê a liberação de recursos para a construção do Museu Turístico Municipal em Bocaina. Ele será totalmente voltado à história da cidade, como atração turística e educacional", ressalta.

Cerimônia de Entrega e Inauguração : 19 de janeiro de 2024 às 19h
Local : Praça Pedro Izar.