Horário de funcionamento: Seg. à Sex. 7:30 às 11:00 - 12:30 às 17:00

Nossas igrejas – Patrimônios incomparáveis – Tesouros de nossa terra

Nossas igrejas – Patrimônios incomparáveis – Tesouros de nossa terra

Bocaina se destaca pela quantidade de templos e igrejas espalhados por seus bairros e fazendas.

Neste contexto, há de se destacar a grandiosidade da Igreja Matriz de São João Batista, imponente no centro histórico de nossa cidade e palco de grandes manifestações sacras.

Depositária das 13 últimas telas sacras de Benedito Calixto, a Igreja Matriz recebe anualmente centenas de visitantes que se emocionam com a VIA CRUCIS de Jesus Cristo, retratada através da arte de Calixto.

Sua construção data do período de 1907 à 1910, com seu aspecto arquitetônico é um exemplar do estilo Renascentista, resumindo a construção na fórmula romana de linhas internas do arco-cruzeiro e tradição gótica na estrutura global e possui ainda, seus vitrais coloridos de origem belga com divisões em estanho. Os lustres foram uma doação da Família Chamas e sua primeira reforma na década de 80, foi uma oferta do Grupo Atalla e recentemente, em 2009, as telas foram restauradas com parceria público-privada através da Lei Rouanet.

 

HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA

 

Na década de 30 , um incêndio no Altar Mor destruiu 3 telas . A tela do teto foi totalmente destruída , sendo substituída por outra que fora pintada pela filha de Benedito Calisto, enquanto que duas telas laterais foram restauradas .

Seu altar mor é todo em mármores branco e rosa , com colunas e quadras de bronze .

Todas as telas exceto a do Altar Mor , possui legendas em LATIM .

Uma particularidade sobre as telas de Benedito Calixto , é que assim que as telas iam ficando prontas , elas eram transportadas para Bocaina , pelo filho de Calixto, o Eng.º Sizenando Calisto que por sua vez , era também o responsável pela fixação das telas através de uma colagem especial e, também à pedido do pintor , Sizenando também ficou responsável pela decoração interna da Igreja em mosáicos , para com isso realçar ainda mais suas obras , dando maior valor artístico à sua obra.

A decoração também contou com a participação dos artistas Bruno Sercelli , pintor e decorador de São Paulo , que cuidou especificamente da decoração das paredes e autor da belíssima pintura do Batismo de Jesus que ornamenta a sala do batistério , juntamente com o pintor bocainense José Francisco Lencine.

Na tela ao teto circundando a tela do Batismo , temos a escrita dos Dez Mandamentos.

 

Além da Majestosa Igreja Matriz de São João Batista , Bocaina possui ainda a Igreja de Santa Luzia a Igreja de São Judas Tadeu , a Igreja de São José Operário , a Capela de Santo Antônio, Capela de São Lázaro, Capela de São Domingos além da Caplea de Nossa Senhora da Imaculada Conceição , no bairro da Reforma Agrária e da Igreja de São Pedro , no bairro de Pedro Alexandrino.

 

Visitando a cidade de Bocaina , conheça a Majestosa Igreja Matriz de São João Batista juntamente com as Telas Sacras de Benedito Calixto. Turismo , Cultura e História à serviço da comunidade.

 

Endereço : Rua XV de Novembro – Praça Pedro João Izar – Centro

Telefone : 14 -3666-1172

Localização


Voltar